Cuiabá, terça-feira, 02/06/2020
16:24:01
informe o texto

Notícias / Política

20/05/2020 às 14:00

Diretor da Arsec será ouvido na CPI do Saneamento da Câmara de Cuiabá

A sua convocação foi aprovada durante reunião ordinária realizada na manhã desta quarta-feira, dia 20.

Kamila Arruda

Diretor da Arsec será ouvido na CPI do Saneamento da Câmara de Cuiabá

Foto: Assessoria

O diretor-presidente da Agência Municipal de Regulação e Serviços Públicos Delegados (Arsec), Alex Oliveira, será o primeiro a ser ouvido pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Saneamento, instaurada na Câmara de Cuiabá para apurar cobrança abusiva nas taxas de água e esgoto da Capital.

A convocação foi aprovada durante reunião ordinária realizada na manhã desta quarta-feira (20). Conforme o presidente da CPI, vereador Marcrean Santos (Progressistas), o depoimento de Alex será esclarecedor. Isto porque, o parlamentar acredita que ele poderá sanar diversas dúvidas, tais como o fato de a concessionária de saneamento não estar cumprindo com o contrato de concessão.

“Queremos saber o por quê a Águas Cuiabá trata apenas 45% da água e cobra 90% na tarifa dos cuiabanos. Por que a Lagoa Encantada no CPA II não tem tratamento adequado, por que o Rio Cuiabá recebe toneladas de saneamento imaturo, poluindo as águas, enfim. A Águas Cuiabá deve cobrar conforme o trabalho prestado e essa CPI não vai se calar enquanto a Justiça não for feita”, disse o parlamentar.

Ainda fazem parte da Comissão os vereadores Sargento Joelson (PSC) e Vinicius Hungueney (PP) como relator e membro, respectivamente. Durante a reunião, ainda foram aprovadas a convocação dos representantes do Procon Estadual e Municipal, assim como do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Imetro). As oitivas foram agendada para o dia 3 e 10 de junho. 

A Comissão foi criada com o intuito de apurar a responsabilidade dos agentes públicos envolvido na denúncia de aumento da taxa de esgoto, supostamente indevida.

O parlamentar considera abusivo o aumento aprovado de 4, 602% pelo Conselho Participativo da Agência Municipal dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec).

Conforme levantamento, com este reajuste, a taxa de esgoto passou a representar 90% da tarifa de água. Desta forma, o requerimento contou com apoio, garantindo assim 24 assinaturas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet