Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
13:20:59
informe o texto

Notícias / Política

25/05/2020 às 07:29

Gallo e Carvalho podem ser alternativa do DEM para a disputa de outubro deste ano

Ambos se filiaram ao Democratas a pedido do chefe do Executivo Estadual em abril deste ano.

Kamila Arruda

Gallo e Carvalho podem ser alternativa do DEM para a disputa de outubro deste ano

Foto: Rodolfo Perdigão

Diante da indefinição do suplente de senador Fabio Garcia (DEM) e do secretário de Saúde Gilberto Figueiredo (DEM) em relação à disputa municipal de outubro deste ano, outros nomes já vem sendo levados em consideração, especialmente pelo governador Mauro Mendes (DEM).

Trata-se do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, e do secretário de Fazenda, Rogério Gallo. Ambos se filiaram ao Democratas a pedido do chefe do Executivo Estadual em abril deste ano, prazo limite para quem tem interesse em disputar a eleição municipal,. que por enquanto segue mantida para outubro.

Carvalho tem chamado a atenção por conta de seu posicionamento firme na defesa das ações promovidas pelo Governo do Estado, e ainda tem se arriscado no âmbito político proferindo críticas, especialmente contra o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB).

Nesta semana, o integrante do primeiro escalão estadual desafiou o emedebista a apresentar as ações do município referente ao combate ao novo coronavírus. Na oportunidade, ele citou que o Estado criou mais de 200 leitos para atender a demanda, mas o município não fez nenhum investimento neste sentido mesmo recebendo R$ 25 milhões do Governo Federal.

Já Rogério Gallo tem se destacado no controle das finanças do estado, principalmente neste momento de pandemia, que a arrecadação apresentou queda brusca. Porém, questionado sobre eventual projeto político para este ano, por sua vez, ele desconversa e afirma que os nomes do partido continuam sendo Fabio e Gilberto.

Acontece que, Garcia está afastado da política desde a eleição de 2018, quando ele foi eleito primeiro suplente do senador Jayme Campos (DEM). Ele se distanciou das articulações para cuidar das empresas da família do sogro e, inclusive, mudou-se para Rondonópolis. Recentemente, fez uma aparição na inauguração do Hospital Metropolitano, mas não quis confirmar nada sobre eleição e disse que o momento é inoportuno para o debate. 

Já Gilberto encontra-se em uma situação delicada, pois seria inviável ele deixar o comando da Secretaria de Saúde em meio a pandemia para disputar a eleição. Isto porque, se for concorrer a prefeitura de Cuiabá, ele terá que desincompatibilizar do cargo de secretário no próximo dia 4 de junho, prazo limite imposto pela Legislação Eleitoral. 

Além de Gallo e Carvalho, também se filiaram ao DEM os secretários de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda, e o de Infraestrutura Marcelo Oliveira.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet