Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
17:39:15
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

23/05/2020 às 08:23

MT registra novo recorde em processamento de soja

Crescimento foi puxado pela valorização dos subprodutos da soja e da redução da participação da Argentina no mercado mundial

Edyeverson Hilario

MT registra novo recorde em processamento de soja

Foto: Reprodução

A quebra da safra no sul do Brasil e a valorização dos subprodutos da soja resultaram em um novo recorde no volume do esmagamento da oleaginosa mato-grossense. O volume jamais visto entre os meses de março e abril, foi contrário ao movimento visto em outros estados do país, que sofreram redução na produtividade das indústrias.
 
Os dados divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), dão conta de que o volume da soja brasileira esmagada em março foi de 3,5 milhões de toneladas. Valor que representa um decréscimo de 8,5%, em relação ao total processado em março de 2019.
 
Por outro lado, em Mato Grosso o processamento do cereal foi superior e recorde na comparação entre os meses de março e abril, deste ano, com o que foi esmagado em 2019.
 
O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) explica que o bom desempenho foi impulsionado, principalmente, pela valorização dos subprodutos da soja, que manteve a margem das indústrias acima da média histórica no Estado.
 
Outro fator que contribuiu para o cenário foi o aumento das exportações de farelo de soja nos últimos meses. Aumento beneficiado pela redução da participação da Argentina no mercado mundial. Vale ressaltar que o país vizinho tem grande participação na comercialização do produto.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet