Cuiabá, sexta-feira, 29/05/2020
10:39:13
informe o texto

Notícias / Geral

23/05/2020 às 15:27

MT Hemocentro atualiza Cadastro de Doadores de Medula Óssea

Saúde Estadual promove uma semana de conscientização sobre a importância da doação de medula no tratamento de pacientes com doenças do sangue

Leiagora

MT Hemocentro atualiza Cadastro de Doadores de Medula Óssea

Foto: Ilustrativa

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio do MT Hemocentro e em parceria com diversas instituições, promove a Semana Estadual da Importância da Conscientização da Doação de Medula Óssea – que ocorre de 25 a 29 de maio –, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância de ser um doador voluntário e salvar vidas.

No Estado de Mato Grosso, até março deste ano foram cadastrados 65.409 doadores, sendo 11 transplantes realizados com sucesso desde 2015; o último ocorreu em fevereiro deste ano.

A doação de medula óssea é importante para o tratamento de pacientes com doenças que comprometem a produção normal de células sanguíneas, como as leucemias–, além de portadores de aplasia de medula óssea e síndromes de imunodeficiência congênita.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto de Figueiredo, destaca que a iniciativa de ser um doador, é possível por meio do Redome, que é o cadastro nacional de doadores. “Estamos na semana de conscientização sobre a doação de medula óssea, que é importante para o tratamento de pacientes com doenças que comprometem a produção normal de células sanguíneas. Portanto, ajude a salvar mais uma vida. Faça o cadastramento no MT Hemocentro, que nesse momento de pandemia está atendendo por agendamento prévio, para evitar aglomeração, e participe dessa importante iniciativa que é a doação de medula óssea”.

Em Mato Grosso, o único serviço cadastrado pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer) para realizar o cadastro de doadores de medula óssea é o MT Hemocentro, que está localizado na Rua 13 de junho, n° 1.055, e funciona de segunda a sexta feira, das 07h30 às 17h.

“Mesmo com a pandemia, o serviço continua funcionando normalmente. A pessoa que deseja se cadastrar pode comparecer espontaneamente no MT Hemocentro pode realizar o agendamento por meio do número 3623-0044 ramal 222”, informou a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.

Devido à diversidade populacional mato-grossense, a possibilidade de encontrar um doador compatível de medula óssea é maior. O MT Hemocentro dispõe de um serviço ambulatorial que atende pacientes com doenças hematológicas, sendo referência para todo o Estado, em que os pacientes podem precisar de um transplante como forma de tratamento; por isso é tão importante a sensibilização da população para o cadastro.    

Como ser um doador

Para que você seja um doador, é preciso se cadastrar no Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), que é responsável por todas as informações de todos os doadores voluntários de medula óssea cadastrados no Brasil.

Em Mato Grosso, foi sancionada por meio da Lei 9.807/2012, de autoria do deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), que institui a Semana Estadual da Importância da Conscientização da Doação de Medula Óssea, com o objetivo de despertar na população o esclarecimento acerca do cadastro voluntário consciente.

Há quatro anos o MT Hemocentro realiza, com parcerias, um encontro que demarca a Semana de Conscientização sobre a doação de Medula Óssea. Neste ano, o evento seria realizado na última semana do mês de maio, o IV Encontro de Conscientização sobre a Doação de Medula Óssea e I Encontro Hematológico e Hemoterápico mato-grossense. Porém, devido à pandemia, o evento foi suspenso.

Entre os dias 25 e 29 de maio, estará ocorrendo a divulgação de informações, apresentação de vídeos e debates sobre o tema por meio dos canais digitais (Facebook do MT-Hemocentro e Instagram do projeto CERHEMO).  
      Assessoria SES-MT

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet