Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
03:21:48
informe o texto

Notícias / Política

25/05/2020 às 08:34

Novo sistema deve atualizar em tempo real casos de Covid-19 em MT

Proposta partiu do deputado Elizeu Nascimento em março, quando Brasil ainda tinha 34 mortes em razão da doença

Camilla Zeni

Um sistema integrado com informações sobre o real cenário da pandemia do novo coronavírus em Mato Grosso deve ser desenvolvido e colocado em funcionamento nas próximas semanas. 

Chamado de "Sicovid-MT", a proposta partiu do deputado estadual Elizeu Nascimento (DC). Na Assembleia Legislativa, ele justificou a necessidade de transparência e disponibilização de dados públicos e de forma acessível.

Na época da propositura do projeto de lei, no dia 23 de março, o Brasil contabilizada 34 mortes em razão do novo coronavírus. Nesta segunda-feira (25) já são 22.666 óbitos confirmados, segundo a última atualização do Ministério da Saúde.

Leia também - MT tem quatro mortes e 101 novos casos de coronavírus em 24 horas

Aprovada pelos deputados, a lei foi sancionada pelo governador Mauro Mendes (DEM) na sexta-feira (22), publicada no Diário Oficial. Ele dispôs que o Sicovid deve ser disponibilizado inclusive em formato de aplicativo para celulares.

O sistema, até então inédito no Estado, também deve ter um mapa com a evolução da covid-19 em Mato Grosso e as informações sobre o número de casos suspeitos, casos confirmados e mortes diagnosticadas. A lei determina que os dados sejam publicados em uma página na internet.

Fake news
“Em Mato Grosso o número de casos cresce acentuadamente, e não há, qualquer divulgação oficial por meio do governo do Estado, deixando a população mato-grossense desassistida de informações reais quanto a situação da evolução da Pandemia pelo covid-19”, escreveu o deputado no projeto de lei.

Elizeu Nascimento citou que o então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, havia rebatido recentes “fake news”, ou seja, notícias falsas, e pediu que as pessoas não acreditassem em qualquer informação. O deputado citou que era justamente para a população encontrar um meio oficial de dados que o sistema deveria ser criado.

Cenário em MT
Atualmente o governo no Estado divulga as informações por meio de boletins atualizados pela Secretaria de Saúde. O documento é publicado no site oficial do governo todo fim de tarde e tem dados da noite anterior até o fim da tarde do dia da publicação.

Segundo a última atualização do governo, divulgada nesse domingo (24), Mato Grosso tem 1.464 casos confirmados da doença, sendo que 40 mortes foram reconhecidas em razão da doença. Contudo, após a divulgação dos dados, a secretaria de Saúde de Rondonópolis (212 km de Cuiabá) divulgou mais uma morte confirmada pela doença. Esse óbito ainda não foi reconhecido pelo governo.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet