Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
18:30:06
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

25/05/2020 às 19:41

Representantes dos bares e hotéis pedem prorrogação da MP que permite suspensão do contrato de trabalho

Por videoconferência, os empresários se reuniram com o senador Carlos Fávero (PSD), pedindo que ele defendesse a continuidade

Leiagora

Representantes dos bares e hotéis pedem prorrogação da MP que permite suspensão do contrato de trabalho

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Em razão da crise econômica vivida pelo setor de hotelaria, bares e hotéis, decorrente da pandemia do novo coronavírus, representantes do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Mato Grosso (SHRBS-MT) se reuniram com o senador Carlos Fávero (PSD), nesta segunda-feira (25), para uma reunião.

No encontro realizado por videoconferência, os principais assuntos da reunião, segundo o presidente do SHRBS-MT, Luis Carlos Oliveira Nigro, foram as MP nº 936/20, pedindo a prorrogação da suspensão do contrato de trabalho e a redução de jornada e salário por mais de 90 dias; a MP 927/20, para que somente se considere a Covid-19 uma doença ocupacional se for comprovado o nexo de causalidade, ou seja, a responsabilidade dos empregados seja subjetiva; e a MP 944/20, solicitando a prorrogação para que as empresas façam uso dos créditos para pagamento da folha de pagamento.
 
Segundo ele, essas MPs são muito importantes para ajudar o setor a atravessar esse período atual de dificuldade e a se recuperar após a pandemia. "Esperamos ter êxito na maioria dos pedidos para o segmento conseguir se reerguer. Também solicitados que o senador nos ajude a marcar uma reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre", concluiu o presidente da SHRBS-MT.
 
Outras solicitações foram feitas ao senador, entre elas, buscar auxílio junto ao Ministério da Economia para liberação do FGI, voltado às médias empresas; liberação do PL que aguarda votação no senado sobre a Lei Geral do Turismo, já aprovado na Câmara; apoio junto a Secretaria de Trabalho para a reedição da MP 905 (Contrato de Trabalho Verde Amarelo); e a suspensão por parte dos bancos das parcelas dos financiamentos já contratados por pelo menos 12 meses.
 
Também participaram da reunião o presidente da FHBA, Alexandre Sampaio; o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Várzea Grande (SHOBRESVAG-MT), Guilherme Verdum; e as consultoras jurídicas da FHBA e da SHRBS-MT, Lirian Cavalhero e Cláudia Aquino, respectivamente.
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet