Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
15:18:46
informe o texto

Notícias / Geral

27/05/2020 às 11:30

MT tem aumento de 69% de infectados e governo considera incerto pico da covid-19

Em um único dia, o estado teve 130 diagnósticos de coronavírus; com isso, secretário de Saúde acredita que estamos longe do pico de contaminações

Camilla Zeni

MT tem aumento de 69% de infectados e governo considera incerto pico da covid-19

Foto: Agência Brasil

A única certeza do governo de Mato Grosso em relação aos casos de covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) é de que o número de pessoas infectadas ainda vai crescer substancialmente. Fora isso, “quando chegará o chamado ‘pico’ de contaminação e quantas pessoas terão sido infectadas até lá?”, são perguntas sem respostas.

Ao contrário do que acredita o secretário de Saúde de Cuiabá, Antônio Possas de Carvalho, o gestor da Secretaria de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo, afirma que o Estado ainda não chegou no seu ápice de casos da nova doença, que já matou mais de 23 mil pessoas no Brasil e 44 em Mato Grosso.

“Não acredito que estejamos no pico, mas acho que vamos ter um crescimento substancial de casos. O pico é quando deixarmos de crescer e passarmos a declinar. Nós só estamos crescendo. Como poderíamos estar no pico?”, comentou Gilberto, em coletiva de imprensa nessa terça-feira (26).

Há algumas semanas o chefe do setor de Saúde do Estado tem se negado a projetar uma estimativa de quando Mato Grosso viverá seu ápice de contágio pela doença. Ele destacou que, inicialmente, a previsão era de que isso fosse ocorrer entre abril e maio. Contudo, o novo coronavírus demonstrou cenários de contaminação diferentes entre as regiões do país.

Com a chegada do inverno, porém, Gilberto teme que o número de casos possa se agravar. Esse aumento já tem sido sentido nas últimas semanas, quando os casos saltaram 65% há duas semanas.

Segundo levantamento do Leiagora, do dia 11 de maio ao dia 17 foram registrados 356 novos casos da doença, totalizando 901 pessoas infectadas até aquela data. Conforme o cálculo da reportagem, os diagnósticos daquela semana representariam 42% do total de casos.

Já em relação à semana passada, os dados coletados de 18 de maio ao dia 25 apontaram crescimento de 69% no número de casos. Nesse intervalo de oito dias foram 653 novos diagnósticos. O dia em que houve maior registro de casos em 24 horas foi essa segunda-feira (25), quando Mato Grosso contabilizou 130 casos de infecção nesse intervalo de tempo. 

Com aumentos expressivos semanalmente, Gilberto descarta apostar quando os casos começarão a declinar. Ele diz esperar, contudo, que a estrutura da secretaria de Saúde seja suficiente para atender a toda a demanda.

Conforme o governo do Estado, atualmente 107 pessoas estão internadas em Mato Grosso em decorrência da doença. Desses, 61 estão em Unidades de Terapia Intensiva. O estado afirma que a taxa de ocupação de leitos, contudo, é de apenas 12,6% em relação a UTI e 3,8% nas enfermarias.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet