Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
11:38:35
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

26/05/2020 às 14:18

Tailândia abre mercado e aprova importação de carne bovina brasileira

As plantas frigoríficas estão localizadas nos Estados do Pará, Rondônia, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Leiagora

Tailândia abre mercado e aprova importação de carne bovina brasileira

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Tailândia autorizou a importação de carne bovina com osso, carne desossada e miúdos comestíveis de bovino do Brasil. Segundo comunicado do Ministério da Agricultura, cinco estabelecimentos frigoríficos foram aprovados pelo país asiático. As plantas frigoríficas estão localizadas nos Estados do Pará, Rondônia, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

"Mais uma boa notícia para o agro brasileiro", informou no comunicado a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Na semana passada, ela já havia anunciado a abertura do mercado da Tailândia para os lácteos. Desde janeiro de 2019, mais de 60 mercados externos já foram abertos para os produtos agropecuários brasileiros. "Mais de 700 habilitações já foram feitas para os produtos do nosso agro brasileiro", acrescentou a ministra.

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Orlando Leite, ressalta que a abertura desse mercado de carne bovina e derivados tem potencial de US$ 100 milhões nos próximos anos. Recentemente, o secretário adjunto Flavio Bettarello esteve, por duas ocasiões, naquele país com as autoridades da área agropecuária.

Em 2019, a Tailândia importou de todo o mundo cerca de US$ 90 milhões em carne bovina. A Austrália participou da metade desse valor. Austrália e Tailândia têm um acordo de livre comércio (em conjunto com a Nova Zelândia e os demais países da Asena - grupo de países do qual a Tailândia faz parte) que isenta as tarifas para as exportações australianas desde o início de 2020 (50% para carne bovina em geral e 30% para miúdos de bovino).
 
Estadão Conteúdo
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet