Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
09:28:05
informe o texto

Notícias / Geral

26/05/2020 às 14:53

Farmácias municipais passam a ter sistema de controle informatizado

Novo sistema interliga as unidades ao Centro de Distribuição e garante mais eficiência na gestão dos recursos

Leiagora

Farmácias municipais passam a ter sistema de controle informatizado

Foto: Arquivo/Elza Fiúza/Agência Brasil

As farmácias das unidades básicas de saúde, das policlínicas, das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e dos hospitais estão interligadas por um sistema informatizado diretamente com o Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos da Prefeitura de Cuiabá. Com isso, o cidadão tem mais agilidade na hora de retirar o medicamento e a Secretaria de Saúde mais controle dos recursos.

A implantação teve início em janeiro e 100% das unidades básicas de saúde no município já estão integradas à nova plataforma. Desenvolvido pela LogLab Digital, o sistema vai garantir um controle mais rigoroso na dispensação, validade e estoque dos medicamentos, de acordo com o CEO da empresa Antônio Fernando Ribeiro Pereira. 

“O sistema garante à administração municipal mais um aliado no combate ao desperdício de remédios e insumos e também um planejamento melhor de recursos financeiros e de medicamento”, explica Antônio Fernando.

Para o gerente de projetos da área da saúde na LogLab, Marcos Silva, o benefício vai além da economia nos recursos públicos, pois garante um atendimento mais rápido e eficiente para o cidadão. “Nos locais com sistema de prontuário eletrônico, após ser atendido, o cidadão já recebe a receita para retirada do medicamento nas unidades disponíveis. Caso não possua o sistema, o cidadão após ser atendido pode ir até a farmácia da unidade que já possuirá seu cadastro para retirada”, explica Marcos Silva.

O novo controle de gestão de recursos da saúde está implantado em 89 Unidades da Atenção Básica, duas Upas e três policlínicas da Capital. Cada unidade de saúde faz o pedido pelo sistema para o Centro de Distribuição, que recebe o encaminhamento, verifica o estoque da unidade, analisa, faz a separação e envia para unidade. De acordo com Marcos Silva, assim que o medicamento chega ao destino ele entra para a base de dados da unidade.

“Este sistema faz parte do projeto Gestão de Recursos da Saúde que tem por objetivo a implantação do prontuário eletrônico em toda a rede da Secretaria Municipal de Saúde” afirma Marcos Silva sobre o projeto completo em desenvolvimento para a Secretaria Municipal de Saúde.

 
Da Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet