Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
10:20:19
informe o texto

Notícias / Política

27/05/2020 às 10:44

AMM pede suspensão do pleito de outubro deste ano e defende unificação das eleições

O posicionamento foi dirigido ao Congresso Nacional foi encaminhado por meio de uma carta aberta, a qual também é assinada pela Confederação Nacional dos Municípios, Movimento Mulheres Municipalistas e associações estaduais.

Kamila Arruda

AMM pede suspensão do pleito de outubro deste ano e defende unificação das eleições

Foto: Mayke Toscano/Secom

Alegando dificuldade na construção de projetos políticos, a Associação Mato-grossense dos Municípios defende a suspensão das eleições previstas para outubro deste ano. Diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-29), a entidade acredita ser mais viável a prorrogação do mandato dos prefeitos e vereadores, para que as eleições sejam unificadas em 2022.

O posicionamento foi dirigido ao Congresso Nacional foi encaminhado por meio de uma carta aberta, a qual também é assinada pela Confederação Nacional dos Municípios, Movimento Mulheres Municipalistas e associações estaduais.

A medida leva em consideração as Propostas de Emenda a Constituição (PEC) que está em tramitação no Congresso, os quais prevê a unificação das eleições para presidente, governador, deputados federais e estaduais, senadores e vereadores. 

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, acredita que a realização do pleito neste ano é “inviável” diante do montante vivenciado em todo o país por conta da Covid-19.

“O direito à vida é inegociável, sendo assim, entendemos ser necessária a suspensão das eleições este ano, para que não haja o risco de ampliar o contágio, que certamente vai se potencializar com as aglomerações provocadas pela eleição”, justificou.

Para ele, manter o pleito de outubro é um risco a saúde pública, e ainda um atentado a democracia. Isto porque, em seu ponto de vista, a participação popular poderá ser prejudicada.

Além disso, Neurilan alega no documento que o próprio processo eleitoral poderá ser prejudicado. “As pré-convenções partidárias e as convenções partidárias, previstas no calendário eleitoral para se realizarem de 20 de julho a 05 de agosto, já não poderão contar com o debate entre pré-candidatos e convencionais, pois, na esmagadora maioria dos municípios brasileiros, o eleitor em geral não tem como participar de teleconferências, e o voto, que possibilitará a escolha dos candidatos, não poderá contar com a participação dos maiores de 60 anos, sem que estes ponham em risco a sua saúde”, diz trecho da carta abeta. 

Os municipalistas também defendem que, nas atuais circunstâncias, não há como assegurar a igualdade de oportunidades entre os concorrentes, os gastos com  o pleito seriam inoportunos, considerando que tais recursos seriam melhor aplicados no sistema de saúde, além da sinalização de que o surto da Covid-19 no Brasil irá, pelo menos, até a virada de 2020 para 2021, segundo estudo realizado pela Universidade de Singapura.

A unificação do pleito deverá ser debatida em conjunto pelos deputados e senadores. Uma comissão especial deve ser criada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para avaliar a possibilidade.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet