Cuiabá, sábado, 20/04/2024
05:07:11
informe o texto

Notícias / Geral

27/05/2020 às 18:32

Cuiabá registra cerca de 5 mil denúncias por descumprimento da quarentena

O descumprimento das medidas pode acarretar em multas e suspensão de atividades

Alline Marques

Cuiabá registra cerca de 5 mil denúncias por descumprimento da quarentena

Foto: Divulgação

O número de denúncia relacionadas ao descumprimento das medidas de prevenção ao coronavírus já são quase 5 mil desde o início da pandemia em Cuiabá, em 23 de março. Os dados são do relatório expedido pela Secretaria de Ordem Pública (Sorp). 

No serviço de disque-denúncia foram contabilizados 1273 ocorrências. Já o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), de 23 de março a 24 de maio, registrou 3.706 denúncias. 

Dentre as principais denúncias estão a aglomerações, falta de equipamentos de proteção individual, descumprimento de horário e ainda comércio irregular. A Sorp informou que inicialmente a media era de 250 denúncias, mas o número caiu em abril e voltou a crescer agora em maio. 

A maior incidência de denúncias e reclamações ocorrem em distribuidoras de bebidas, conveniências, salões de beleza e barbearias, supermercados, bares, e comércio ambulante, destacando-se, na última semana, uma maior incidência de denúncias de academias e restaurantes que também passaram a figurar na lista de reclamações.

A partir da edição dos Decretos Municipais nº 7898 e nº 7920, verificou-se considerável número de reclamações sobre aglomerações em áreas comuns nos condomínios residenciais e, principalmente, em campos de futebol, sobretudo nos finais de semana.

A fiscalização aponta ainda crescimento considerável de reclamações relacionadas a eventos (festas particulares, lives, torneios esportivos, dentro outras práticas desportivas em espaços públicos) com aglomeração de pessoas, especialmente nos finais de semana, tanto no período diurno quanto noturno.

Denuncie

O Disque-denúncia da Secretaria Municipal de Ordem Pública está recebendo as manifestações em horário comercial. A denúncia recebida pode ser anônima ou identificada.

Após o recebimento, a Gerência de Fiscalização acionará a equipe mais próxima para vistoria e demais procedimentos.  

O telefone do disque-denúncia é o (65) 3616-9614 e funciona de segunda à sexta em horário comercial. No período noturno, finais de semana e feriados, o contato é direto com as equipes do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) pelo telefone 190.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet