Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
13:35:05
informe o texto

Notícias / Geral

29/05/2020 às 10:36

Covid-19: Casos devem dobrar em 15 dias e população vai exigir isolamento

'População vai começar a sentir o temor e verificar que o que achávamos que estava longe da gente vai ficando próximo', avaliou o secretário de Saúde de Mato Grosso

Camilla Zeni

Covid-19: Casos devem dobrar em 15 dias  e população vai exigir isolamento

Foto: Assessoria

Se o crescimento no número de casos do novo coronavírus em Mato Grosso na última semana já chamou a atenção, a população deve ficar atenta. A previsão, segundo o secretário de Saúde estadual, Gilberto Figueiredo, é de que a quantidade de casos diagnosticados dobre nas próximas duas semanas.

“A medida em que vamos tendo mais gente infectadas, a tendência é que aumente o número de infectantes em circulação, e, com a flexibilização [das medidas], muito provavelmente vai aumentar. Eu acredito que nos próximos 15 dias praticamente vamos ter dobrado o número de casos em Mato Grosso”, avaliou o secretário, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (29).

Gilberto também destacou que os cidadãos precisam dar sua contrapartida frente ao combate ao novo coronavírus, evitando a circulação desnecessária, e lamentou: “Parece que a população acha que não existe pandemia”.

Nessa quinta-feira (28), a Prefeitura de Cuiabá anunciou a liberação de bares, restaurantes e shoppings centers para o retorno das atividades. Embora tenha alegado compreender o lado dos empresários, Gilberto também destacou a preocupação com a saúde da comunidade e pediu que as pessoas se questionem se é realmente imprescindível a presença delas nos shoppings nesse momento.

Volta do isolamento
Com a estimativa de aumento e projeção de pelo menos 4 mil casos diagnosticados nas próximas semanas, o secretário também não descartou a possibilidade de retorno das medidas mais restritivas de isolamento em Mato Grosso.

Para Gilberto, esse isolamento deve ser provocado pela própria população, que deve passar a perceber com mais seriedade o agravamento da doença. 

“Acredito que, se isso acontecer, a própria população vai pedir [o isolamento]. A população vai começar a sentir o temor, verificar que o que achávamos que estava longe da gente vai ficando próximo. Daqui a pouco os óbitos vão começar a ter identidade. As pessoas muito próximas da gente vai começar a ser acometida com isso e vai começar a ter um alerta maior”, comentou. 

O secretário finalizou fazendo um apelo para que a população enxergue o vírus com a seriedade que ele exige e lembrou que o Brasil já registrou mais de 26 mil mortos devido a doença. Gilberto ponderou ainda que é provável que o país atinja a marca de 100 mil mortos em razão do vírus e lembrou que, apenas nessa quinta-feira, Mato Grosso registrou sete mortos pela doença.

“Será que isso é ficção? Será que o que a gente assiste que está acontecendo no Maranhão, Amazonas, Pará, São Paulo, Rio, é ficção? Covas sendo feitas com retroescavadeira, num ritmo acelerado para conseguir enterrar as pessoas. É muito triste que as pessoas sejam céticas e não estejam entendendo que estamos num momento jamais vivido no país. É grave”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet