Cuiabá, sábado, 20/04/2024
07:28:40
informe o texto

Notícias / Política

30/05/2020 às 09:15

“Aprovação do RGA não compromete repasse federal”, afirma Misael Galvão

Leiagora

“Aprovação do RGA não compromete repasse federal”, afirma Misael Galvão

Foto: Câmara de Cuiabá

A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, por maioria, o projeto de lei que concede 4,3% relativos à Revisão Geral Anual (RGA) sobre a remuneração dos servidores efetivos do Legislativo Municipal. 

Com a discussão em alta na mídia,  o presidente da Câmara, Misael Galvão, afirma que não procede – e muito menos faz sentido – afirmar que a aprovação legal e constitucional da reposição salarial dos servidores efetivos da Câmara Municipal de Cuiabá poderá prejudicar a nossa Capital. 

Misael Galvão reforça que a reposição da perda salarial aprovada pelo Legislativo municipal não contraria a Lei Complementar nº 173/2020 de 27.05.2020, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. A lei federal estabeleceu o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19), garantindo auxílio financeiro a Estados e Municípios.

“Temos todo respaldo jurídico pela nossa procuradoria, jamais faríamos algo que pudesse comprometer o repasse de recursos por parte do governo federal em ajuda ao combate à pandemia do novo Coronavírus. Essa ‘confusão’ se trata apenas de um mal entendido. Zelamos pela nossa cidade, assim como zelamos por aqueles que atuam a favor dela”, afirma Misael.

Conforme o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), em julgamentos anteriores, a concessão promove apenas uma “revisão” que implica em mera reposição do poder aquisitivo da moeda, aplicada anualmente em data absolutamente uniforme, com determinação legal anterior à calamidade pública, reconhecida pelo Congresso Nacional através do Decreto Nº 06/2020, publicada no Diário Oficial da União de 20/03/2020.

DIREITO DO SERVIDOR – “Estamos apenas garantindo um direito constitucional. Seguimos com ações de combate ao Covid-19 e a ajuda por parte do governo federal continua valendo. Em um momento como esse, não podemos nos fragilizar e nem virar reféns de fatos não correto. Temos que nos unir em prol de garantir o bem-estar e necessidades da população em todos os âmbitos. Assim esta Casa de Leis o fez, garantindo o direito do servidor”, pondera Misael Galvão.

Vale destacar que o Artigo nº. 37 da Constituição Federal de 1988 dispõe em seu Inciso X, que “a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices.

O projeto de lei já foi encaminhado para o executivo municipal.

 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet