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30/05/2020 às 11:20

Procon Municipal reforça o uso de aplicativo para reclamações e denúncias de consumidores

A facilidade de utilizar um serviço público via tecnologia móvel deixa a população mais perto da gestão

Leiagora

Procon Municipal reforça o uso de aplicativo para reclamações e denúncias de consumidores

Foto: Luiz Alves

Com a suspensão dos atendimentos presenciais nos postos de atendimento em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, o Procon Municipal de Cuiabá vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública, reforça aos consumidores a importância de usarem outros canais de atendimento para tratativas de denúncias e reclamações ao órgão, como seu aplicativo “Procon Cuiabá” e mensagens via Whats app.

A facilidade de utilizar um serviço público via tecnologia móvel deixa a população mais perto da gestão. "A ferramenta, que tem facilitado o acesso do consumidor ao órgão fiscalizador, tem permitido que as reclamações sejam feitas em tempo mais hábil, contribuindo para a ação imediata da instituição a fim de coibir práticas ilegais”, explicou o secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Genilto Nogueira.

Na capital, os consumidores que precisam prestar reclamações sobre as empresas, relacionadas a produtos e serviços, podem acessar a plataforma de relacionamento com o cliente disponível para aparelhos celulares com sistemas operacionais Android ou IOS. Nela, com acesso totalmente gratuito, o consumidor poderá registrar sua reclamação de qualquer lugar.

Genilto explica que em regra, se a denúncia precisa de alguma constatação da equipe de fiscalização, como uma denúncia de produto vencido, falsificado, álcool adulterado etc., os fiscais fazer a ordem de serviço e vão até o estabelecimento de onde originou-se a denúncia para averiguação.  Se constatada, lavram-se o auto de constatação e infração. Depois dos autos lavrados abre-se processo no órgão para garantir o contraditório e depois vem a decisão, que se verificada infração ao consumidor, aplica as penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC)

Já quando a reclamação normal é realizada via whats app ou telefone, como estão sendo registradas neste período de pandemia, o atendente faz primeiro o atendimento preliminar entrando em contato com a empresa para tentar solucionar o problema do consumidor.

"Uma das principais vantagens do aplicativo é a agilidade, pois o consumidor poderá fazer a denúncia a qualquer momento e lugar, inclusive enviando fotos, vídeos e arquivos que comprovam sua denúncia”, concluiu.

Denuncie

As reclamações podem ser feitas pela internet por meio do aplicativo do Procon disponível em android ou IOS e também pelo Whats (65) 3641-6400.

 
Assessoria
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