Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
11:35:05
informe o texto

Notícias / Política

01/06/2020 às 09:05

Momento de começar isolamento em Cuiabá talvez fosse hoje, avalia Mauro Mendes

Governador destacou que isolamento é adotado quando casos estão em crescimento mas em Cuiabá foi adotado no início, sem necessidade

Camilla Zeni

Momento de começar isolamento em Cuiabá talvez fosse hoje, avalia Mauro Mendes

Foto: Mayke Toscano

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), voltou a criticar as prefeituras do estado que, em sua visão, teriam se adiantado com medidas de prevenção ao novo coronavírus. Para ele, o momento ideal para o fechamento das atividades econômicas seria agora, quando os casos do novo coronavírus começam a crescer.

Em Cuiabá, as primeiras medidas de isolamento da população foram tomadas no dia 20 de março, quando o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) mandou fechar o comércio, reduzir a frota de ônibus e adotou o teletrabalho para os servidores da prefeitura. Naquele dia a Capital reconheceu o primeiro caso de covid-19 (doença causada pelo vírus), sendo também o primeiro do Estado.

“Talvez seria o momento de, aqui em Cuiabá, começar agora o processo de paralisação, porque já estamos com mais de 700 casos oficiais. A estatística é que para cada um caso oficial você tenha 10, 15, 20 outros [casos não detectados], dependendo da localidade”, avaliou Mauro, em entrevista a rádio Mega FM, nesta segunda-feira (1º).

Mauro destacou que o chamado “lockdown”, termo que se refere ao fechamento de atividades, é instituído, no caso da área da Saúde, para evitar a curva de crescimento de uma doença. Por isso, em sua avaliação, o momento de fechamento das atividades adotado por Cuiabá e outras prefeituras não foi o ideal: “a curva nem tinha começado”.

“A paralisação é um remédio necessário, que pode e deve ser aplicada, mas no momento correto, porque ela traz efeito colateral. Ela destroi empresas, empregos, afeta a vida das pessoas. Quantas pessoas estão chorando pelos cantos de Cuiabá, Várzea Grande, do Brasil inteiro, porque estão perdendo emprego e não têm o que comer em casa? Como que eu vou fazer com isso?”, comentou o governador.

Medidas de prevenção
No fim de março o governo já tinha lançado mão das primeiras medidas de prevenção estaduais. No dia 16 daquele mês, Mauro anunciou a suspensão de eventos com mais de 200 pessoas e das atividades escolares, que estavam previstas para retornar no dia 23 de março. 

No dia 20, o governador mato-grossense editou novo decreto, mandando suspender atividades em parques e ginásios, além de feiras. Ele decretou que atividades que não poderiam ser realizadas com distanciamento mínimo entre os participantes de 1,5 metros também deveriam ser suspensas. Em relação a bares e restaurantes, reduziu a capacidade de atendimento presencial para, no máximo, 50%. 

Contudo, alguns prefeitos, como o de Cuiabá, foram mais radicais. No decreto de 20 de março, quando reconheceu situação de emergência na capital, Emanuel Pinheiro determinou o fechamento de bares e restaurantes, igrejas, templos, feiras, clubes, academias e shoppings centers. 

As atividades começaram a retornar no dia 27 de abril, quando alguns setores foram liberados para funcionar. Na última quinta-feira (28) foi a vez da liberação de bares e restaurantes, que voltarão a receber o público a partir de 3 de junho, em horário reduzido. Shoppings também poderão reabrir as portas na próxima semana. 

“Na hora que deveria parar, está todo mundo louco para voltar, fazendo pressão para voltar. Ai prefeitos e governadores, como aqui em Cuiabá, liberando tudo na hora que a curva está crescendo. E libera tudo porque ninguém aguentaria ficar 60, 90, 120 dias parado”, criticou Mauro.

Covid-19
Atualmente, segundo boletim da Secretaria de Saúde, Cuiabá possui 747 casos confirmados de covid-19, sendo que 212 pessoas estão recuperadas da doença. Contudo, a capital registra 10 mortes em decorrência do vírus, sendo a segunda em ranking estadual de mortalidade. O município que registrou mais óbitos até esse domingo (31) foi Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá. Lá foram 12 casos fatais.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet