Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
23:45:26
informe o texto

Notícias / Política

01/06/2020 às 13:32

Ex-procurador do município será ouvido pela CPI da Semob sobre semáforos inteligentes

Fidelis foi convocado pelos membros da CPI pra esclarecer questões relacionadas ao contrato de aquisição e implantação dos semáforos inteligentes na Capital.

Kamila Arruda

Ex-procurador do município será ouvido pela CPI da Semob sobre semáforos inteligentes

Foto: Assessoria

O ex-procurador-geral de Cuiabá Nestor Fidelis será ouvido pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instaurada na Câmara de Vereadores para investigar atos da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). A oitiva ocorre a partir das 14h desta terça-feira (2) via plataforma digital.

Fidelis foi convocado pelos membros da CPI pra esclarecer questões relacionadas ao contrato de aquisição e implantação dos semáforos inteligentes na Capital.

Isto porque, em depoimento prestado à Delegacia Fazendária (Defaz) no final do ano passado, o ex-procurador afirmou que a Semob ignorou o parecer técnico emitido pela Procuradoria a cerca do contrato, e deu sequência a adesão em ata de registro de preço dos semáforos inteligentes.

Fidelis afirma que o certame estava eivado de vícios, os quais foram ignorados pelo secretário Antenor Figueiredo, responsável pela Semob.

“De acordo com informações que foram colhidas pela CPI, dentro da Procuradoria Geral do município haviam algumas resistências quanto a esse contrato por questões legais, que foram atropelas pelo secretario, pela Prefeitura, para forçar essa contratação. Então, queremos saber quais eram esses empecilhos legais que existiam, e porque, no e,tender dele, essa contratação foi forçada. Queremos saber a quem interessa e porque o parecer técnico foi atropelado”, pontuou o vereador Diego Guimarães (Cidadania), presidente da Comissão. 

A contratação e implantação dos equipamentos estão sendo alvo de investigação por parte da Defaz por suspeitas de irregularidades e superfaturamento.

No total, a Prefeitura gastou R$ 15,4 milhões na aquisição dos equipamentos. A contratação ocorreu por meio de adesão a um pregão eletrônico realizado pela Prefeitura de Aracaju (SE) no ano de 2017.

Nos bastidores comenta-se que a saída de Fidelis da Procuradoria do município teria se dado, inclusive, por conta da sua recusa em analisar o contrato. De acordo com o vereador, isso também será apurado pela CPI durante a oitiva.

“Há boatos também de que supostamente a sua saída da Prefeitura se deu por conta dessa negativa nesse contrato, e nós precisamos esclarecer isso”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet