Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
02:51:10
informe o texto

Notícias / Judiciário

02/06/2020 às 13:45

MPF fez 242 denúncias em MT por desmate ilegal na Amazônia Legal

Mapeamento apontou o desmate de mais de 321 mil hectares da floresta amazônica

Leiagora

MPF fez 242 denúncias em MT por desmate ilegal na Amazônia Legal

Foto: Agência Brasil

Só no mês de maio, o Ministério Público Federal (MPF) ajuizou 242 denúncias em Mato Grosso contra suspeitos de desmatamento ilegal na Amazônia Legal. Isso representa 23% do total de novos processos provocados pelo órgão nesse mesmo mês.

Os dados constam em levantamento feito pelo MPF em relação a uma força-tarefa que mapeou o desmatamento de mais de 321 mil hectares da floresta amazônica entre 2017 e 2019. Trata-se do projeto Amazônia Protege, que conta com a participação de 25 procuradores da República. 

Ao longo dos três anos foram mapeadas terras de 60 hectares ou mais que foram desmatadas de forma ilegal. O levantamento apontou que Mato Grosso foi o estado mais prejudicado pelas ações criminosas, considerando o total de 95,4 mil hectares de área desmatada. 

Para punição dos suspeitos, o MPF entrou com 242 ações judiciais, sendo que o órgão informou que outros processos devem ser propostos em breve.

Além de Mato Grosso, o Pará também foi um estado que teve vasta área agredida pela ação crimonsa. Por lá o corte raso da vegetação atingiu 87,9 mil hectares. Isso resultou 310 ações judiciais, conforme o levantamento.

Já o Amazonas foi o terceiro estado com maior área desmatada no período, sendo que, por lá, foram 81 mil hectares e 215 ações judiciais. 

O levantamento também apontou que, das terras mapeadas, 64 áreas estão dentro de Unidades de Conservação (UCs) federais e 41 dentro de Terras Indígenas (Tis).

As ações ainda foram ajuizadas em outros quatro estados, sendo eles Acre, Maranhão, Rondônia e Roraima. Juntas, as 1.023 ações foram movidas contra 2.262 pessoas e cobram R$ 3,7 bilhões em indenização pelos danos, além da reparação das áreas devastadas.

Para o coordenador da Câmara de Meio Ambiente do MPF, Nívio de Freitas, ao promover a responsabilização civil dos infratores, o projeto contribui para 'reduzir a sensação de impunidade em relação a práticas que atentam contra o meio ambiente'. 

"O MPF permanecerá vigilante e firme em relação ao compromisso constitucional de zelar pela preservação do meio ambiente para a presente e futuras gerações", frisou o subprocurador-geral da República.

 
Com Estadão Conteúdo
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet