Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
02:37:58
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

03/06/2020 às 07:35

Pavimentação da BR-163 potencializa exportações da soja mato-grossense

O término do asfaltamento do trecho refletiu em um menor custo na logística para os portos do arco norte

Edyeverson Hilario

Pavimentação da BR-163 potencializa exportações da soja mato-grossense

Foto: Marcos Santos/Agência Pará

Com a conclusão da pavimentação da BR-163, o Brasil se tornou ainda mais competitivo no mercado internacional da soja. Somado aos preços mais atrativos no mercado mundial, o preço da soja disponível em algumas cidades de Mato Grosso apresentou valorização superior aos 50%, se comparado ao mesmo período de 2019.

O término da obra que demorou mais de 40 anos tornou o país mais competitivo no que se refere ao escoamento do grão e, cidades como Sinop e Sorriso, que estão distantes de Cuiabá a 480km e 397km, respectivamente, receberam mais pela oleaginosa produzida em seu território.

Em Sinop a valorização foi de 55,3% no preço médio disponível durante o mês de maio, se comparado ao mesmo mês do ano passado. Já em Sorriso, o aumento foi de 53,7%, ante a maio de 2019. O crescimento do valor pago pelo cereal evidenciou uma alta maior do que a média geral do estado, que foi de 52%.

“Essas mudanças são reflexo do menor custo para transportar o grão para os portos do arco norte”, justifica o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Para exemplificar o que ocorreu no último mês, o Imea trouxe os dados do frete de origem em Sorriso e destino a Miritituba (PA), que registrou queda de 10,2% na média de maio de 2020, ante a média para o mesmo período dos últimos cinco anos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet