Cuiabá, sábado, 11/07/2020
23:05:17
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

03/06/2020 às 07:35

Pavimentação da BR-163 potencializa exportações da soja mato-grossense

O término do asfaltamento do trecho refletiu em um menor custo na logística para os portos do arco norte

Edyeverson Hilario

Pavimentação da BR-163 potencializa exportações da soja mato-grossense

Foto: Marcos Santos/Agência Pará

Com a conclusão da pavimentação da BR-163, o Brasil se tornou ainda mais competitivo no mercado internacional da soja. Somado aos preços mais atrativos no mercado mundial, o preço da soja disponível em algumas cidades de Mato Grosso apresentou valorização superior aos 50%, se comparado ao mesmo período de 2019.

O término da obra que demorou mais de 40 anos tornou o país mais competitivo no que se refere ao escoamento do grão e, cidades como Sinop e Sorriso, que estão distantes de Cuiabá a 480km e 397km, respectivamente, receberam mais pela oleaginosa produzida em seu território.

Em Sinop a valorização foi de 55,3% no preço médio disponível durante o mês de maio, se comparado ao mesmo mês do ano passado. Já em Sorriso, o aumento foi de 53,7%, ante a maio de 2019. O crescimento do valor pago pelo cereal evidenciou uma alta maior do que a média geral do estado, que foi de 52%.

“Essas mudanças são reflexo do menor custo para transportar o grão para os portos do arco norte”, justifica o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Para exemplificar o que ocorreu no último mês, o Imea trouxe os dados do frete de origem em Sorriso e destino a Miritituba (PA), que registrou queda de 10,2% na média de maio de 2020, ante a média para o mesmo período dos últimos cinco anos.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet