Cuiabá, sábado, 20/04/2024
06:29:14
informe o texto

Notícias / Política

03/06/2020 às 17:00

Medeiros denuncia à PGR Felipe Neto, Boulos e deputados por apoio a protestos violentos

O parlamentar destacou que os denunciados praticaram crime contra a segurança nacional ao apoiar movimento Antifa

Camilla Zeni

Medeiros denuncia à PGR Felipe Neto, Boulos e deputados por apoio a protestos violentos

Foto: Luis Macedo/Agência Câmara

O deputado federal por Mato Grosso José Medeiros (Podemos) denunciou à Procuradoria-Geral da República o ex-candidato à Presidência da República, Guilherme Boulos (Psol), e o youtuber Felipe Neto por supostamente terem praticado crime contra a segurança nacional. 

Segundo o parlamentar, os denunciados agiram no sentido de incentivar a realização de manifestações violentas, que resultaram inclusive em agressões contra a polícia e outros manifestantes. 

A informação consta em ofício assinado no dia 1º de junho, no qual o deputado pediu a abertura de um inquérito para apurar a denúncia. O documento foi protocolado nesta terça-feira (2). À PGR ele também apontou como participantes do movimento os deputados federais Glauber Braga e Sâmia Bonfim, ambos do Psol.

Bolsonaristas x Antifa

José Medeiros destacou à PGR que no dia 31 de maio, último domingo, houve diversas manifestações políticas no país, que adotaram posicionamentos contrários. 

De um lado, afirmou o deputado, foram manifestações favoráveis ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) - do qual ele é vice-líder na Câmara dos Deputados. Esse movimento envolveu a participação de crianças e idosos, mas não registrou confrontos com a polícia ou depredação de patrimônio público, segundo sua observação.

No entanto, por outro lado, o movimento denominado Antifa, que seria composto majoritariamente por membros de torcidas organizadas, promoveu "cenas de barbárie" na Avenida Paulista, em São Paulo, onde a manifestação contra o governo e declarações fascistas ocorreram. 

"Tais cenas foram aterrorizantes e demonstram a vontade desse grupo em promover processos violentos para alteração da ordem política social, bem como a incitação à luta com violência entre as classes sociais, o que fere claramente a lei de segurança nacional em seu art. 23.", garantiu Medeiros. 

O deputado observou ainda a participação direta de Glauber Braga e Sâmia Bonfim, que foram denunciados pelo mesmo caso pelos também deputados federais Eduardo Bolsonaro e Douglas Garcia, ambos do PSL.

"É impensável que deputados federais participem de movimentos violentos que tiveram como resultado agressões à polícia e a manifestantes pacíficos que já estavam na Avenida Paulista", avaliou o parlamentar. 

Em relação a Felipe Neto, ao qual Medeiros já havia antecipado que iria denunciar à Procuradoria-Geral da República, o deputado destacou que ele teria exaltado e comemorado o movimento de violência. Disse ainda que Felipe publicou imagens do movimento Antifa nas redes sociais, dizendo que "'não se dialoga com fascista' e que se deve fazer o que for preciso". 

Medeiros observou também que o youtuber teria feito propagandas das manifestações violentas em suas redes sociais. A mesma acusação é feita contra Boulos, que teria postado no Twitter imagens do movimento e demonstrado "apreço pelo ato, afirmando ter orgulho".

"Tais posturas não podem ser consideradas democráticas, uma vez que visam apenas o caos social para tentarem tomar um poder que foi dado ao Presidente da República pela maioria do povo brasileiro. É preciso que se estabeleça limites e que as pessoas ligadas à oposição aprendam a perder eleições e respeitar o voto da maioria do povo brasileiro. Aprender a perder também é democracia, não incitar violência e depredação de patrimônio público é civilidade", finalizou Medeiros em seu pedido.

O requerimento do deputado ainda está pendente de análise na PGR.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet