Cuiabá, segunda-feira, 06/07/2020
20:01:31
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

05/06/2020 às 10:51

Consumo das famílias tem pior desempenho desde 2001

A queda do consumo doméstico é reflexo do isolamento social e da redução da renda dos trabalhadores

Edyeverson Hilario

Consumo das famílias tem pior desempenho desde 2001

Foto: Agência Brasil/ Tânia Rêgo

Como esperado, a pandemia do coronavírus têm impactado a economia do Brasil. Indicadores de consumo, serviços e produção já apontam uma baixa no desempenho das finanças do brasileiro durante o primeiro trimestre deste ano. De forma ainda preliminar, o país já sofreu uma queda de 1,5% no Produto Interno Bruto (PIB), se comparado ao mesmo período de 2019.
 
A baixa nas arrecadações dos três primeiros meses deste ano foi confirmada na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o informativo, o resultado negativo foi puxado pelo setor de serviços que teve queda de 1,6%. É importante frisar que esse setor tem a maior contribuição para o PIB nacional.
 
No caso das indústrias a retração de 1,4%, no mesmo período. Em contrapartida, a agropecuária exibiu alta, com incremento de 0,6%.
 
O relatório ainda indica que o maior vilão da queda nas arrecadações do país foi o consumo das famílias. Segundo o IBGE o gasto doméstico diminuiu 2% e registrou a maior queda desde 2001. A perda é reflexo do isolamento social em conjunto com a redução da renda dos trabalhadores.
 
Vale ressaltar que este resultado só inclui alguns dias do isolamento social, que começou, na maioria dos estados, na segunda quinzena de março. O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), alerta que para o 2º trimestre é esperada queda bruta do indicador, que, segundo o relatório Focus, deve diminuir 6,2% em 2020.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet