Cuiabá, terça-feira, 20/10/2020
22:38:01
informe o texto

Notícias / Política

05/06/2020 às 12:43

Eleição municipal provoca mudanças no secretaria de Cuiabá e Várzea Grande

Stopa está sendo cotado pelo Partido Verde (PV) para a disputa pela prefeitura de Cuiabá como vice-prefeito do atual prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

Kamila Arruda

Eleição municipal provoca mudanças no secretaria de Cuiabá e Várzea Grande

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / ABR

Mesmo sem a confirmação de que a eleição será realizada em outubro, alguns pretensos candidatos cumpriram o prazo de descompatibilização e deixaram os cargos nas Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande.  

Na capital, a eleição fez com que o prefeito Emanuel Pinhiero (MDB) tivesse duas baixas em seu primeiro escalão. Isto porque, de olho na pleito municipal, os secretários da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), José Roberto Stopa, e o controlador-geral do Município, Carlos Roberto da Costa “Nezinho”, deixaram os cargos para encarar o processo eleitoral. 

Stopa está sendo cotado pelo Partido Verde (PV) para a disputa pela prefeitura de Cuiabá como vice-prefeito do atual prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). Aliado de primeira hora do chefe do Executivo Municipal, o agora ex-secretários tem grandes chances de ocupar a vaga em um eventual projeto de reeleição do emedebista. 

Acontece que, nesta semana o prefeito voltou a reafirmar que não pretende disputar a reeleição. Ele garante ter o apoio de dez partidos, mas afirma que não tem a pretensão apesar de despontar nas pesquisas de intenção de voto.

Já Nezinho pretende ser candidato a prefeito de Nossa Senhora do Livramento (45 km ao Sul). O ex-integrante do primeiro escalão da Capital já disputou o comando do Poder Executivo do município por três vezes, sendo uma vitoriosa.
Pinheiro liberou os dois secretários sem qualquer dificuldade e deve anunciar os seus substitutos até a próxima semana.

Em Várzea Grande, dois secretários também pediram exoneração do cargo por conta da disputa eleitoral de outubro deste ano. Trata-se de Kalil Baracat (MDB), que respondia pela Secretaria de Governo do município, e Pablo Pereira (DEM), secretário de Administração da cidade industrial.

Ambos surgem como alternativa para substituir a prefeita Lucimar Campos (DEM) no comando do Paço Couto Magalhães, uma vez que a democrata não poderá mais disputar a reeleição.

Existe a possibilidade, entretanto, de a eleição ter a data alterada por conta da pandemia do novo Coronavírus. O Congresso Nacional e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estão tratando do assunto. Vale destacar que o TSE já autorizou a realização da convenção virtual, justamente para impedir que ocorra aglomerações. 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet