Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
10:42:45
informe o texto

Notícias / Política

05/06/2020 às 12:43

Eleição municipal provoca mudanças no secretaria de Cuiabá e Várzea Grande

Stopa está sendo cotado pelo Partido Verde (PV) para a disputa pela prefeitura de Cuiabá como vice-prefeito do atual prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

Kamila Arruda

Eleição municipal provoca mudanças no secretaria de Cuiabá e Várzea Grande

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / ABR

Mesmo sem a confirmação de que a eleição será realizada em outubro, alguns pretensos candidatos cumpriram o prazo de descompatibilização e deixaram os cargos nas Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande.  

Na capital, a eleição fez com que o prefeito Emanuel Pinhiero (MDB) tivesse duas baixas em seu primeiro escalão. Isto porque, de olho na pleito municipal, os secretários da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), José Roberto Stopa, e o controlador-geral do Município, Carlos Roberto da Costa “Nezinho”, deixaram os cargos para encarar o processo eleitoral. 

Stopa está sendo cotado pelo Partido Verde (PV) para a disputa pela prefeitura de Cuiabá como vice-prefeito do atual prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). Aliado de primeira hora do chefe do Executivo Municipal, o agora ex-secretários tem grandes chances de ocupar a vaga em um eventual projeto de reeleição do emedebista. 

Acontece que, nesta semana o prefeito voltou a reafirmar que não pretende disputar a reeleição. Ele garante ter o apoio de dez partidos, mas afirma que não tem a pretensão apesar de despontar nas pesquisas de intenção de voto.

Já Nezinho pretende ser candidato a prefeito de Nossa Senhora do Livramento (45 km ao Sul). O ex-integrante do primeiro escalão da Capital já disputou o comando do Poder Executivo do município por três vezes, sendo uma vitoriosa.
Pinheiro liberou os dois secretários sem qualquer dificuldade e deve anunciar os seus substitutos até a próxima semana.

Em Várzea Grande, dois secretários também pediram exoneração do cargo por conta da disputa eleitoral de outubro deste ano. Trata-se de Kalil Baracat (MDB), que respondia pela Secretaria de Governo do município, e Pablo Pereira (DEM), secretário de Administração da cidade industrial.

Ambos surgem como alternativa para substituir a prefeita Lucimar Campos (DEM) no comando do Paço Couto Magalhães, uma vez que a democrata não poderá mais disputar a reeleição.

Existe a possibilidade, entretanto, de a eleição ter a data alterada por conta da pandemia do novo Coronavírus. O Congresso Nacional e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estão tratando do assunto. Vale destacar que o TSE já autorizou a realização da convenção virtual, justamente para impedir que ocorra aglomerações. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet