Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
16:49:27
informe o texto

Notícias / Geral

05/06/2020 às 12:39

Decreto: população não pode circular no fim de semana e em feriados sem 'motivo justificável'

Em caso de descumprimento, os moradores podem sofrer sanções, como aplicação de multar e até prisão

Camilla Zeni

Decreto: população não pode circular no fim de semana e em feriados sem 'motivo justificável'

Foto: Reprodução

Cerca de 232 mil moradores de Rondonópolis (212 km de Cuiabá) vão viver, pelo menos até o dia 15 de junho, sob toque de recolher. A imposição consta em novo decreto da Prefeitura, publicado nessa quinta-feira (4).

A partir de agora, é proibida a circulação de pessoas, em qualquer horário, nos sábados, domingos e feriados. De segunda a sexta-feira as pessoas também não vão poder circular pela cidade a partir das 22h30. A exceção é para quem tiver um "motivo justificável de natureza essencial a vida e à saúde".

Em caso de descumprimento das determinações, os moradores poderão ser penalizados, sendo submetidos a detenção de um mês a um ano, com aplicação de multa.  

Esse mesmo decreto municipal prevê que os estabelecimentos comerciais vão poder estender o horário de funcionamento até às 22h30, de segunda a sexta-feira. Autoescolas, comércio, serviços de manutenção e consertos e lojas de confecção, no entanto, só podem funcionar até uma hora a mais do que tinham autorização em seus alvarás de funcionamento. 

Já as empresas, bares, restaurantes e congêneres não poderão funcionar aos sábados e domingos, com exceção de farmácias e estabelecimentos de saúde em geral. Indústrias também estão liberadas.

Outra mudança foi que as empresas que tiveram mais de 10% do seu quadro de funcionários testados positivos para a covid-19 deverão testar os demais em até 24 horas depois dos primeiros resultados da Vigilância Sanitária. Em caso de descumprimento, as empresas poderão ser fechadas.

Atualmente, segundo o governo do Estado, Rondonópolis tem 9 mortes confirmadas em decorrência da doença e 253 casos diagnosticados. Desses, 190 ainda estão sendo monitorados.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet