Cuiabá, sexta-feira, 10/07/2020
21:32:31
informe o texto

Notícias / Geral

05/06/2020 às 12:39

Decreto: população não pode circular no fim de semana e em feriados sem 'motivo justificável'

Em caso de descumprimento, os moradores podem sofrer sanções, como aplicação de multar e até prisão

Camilla Zeni

Decreto: população não pode circular no fim de semana e em feriados sem 'motivo justificável'

Foto: Reprodução

Cerca de 232 mil moradores de Rondonópolis (212 km de Cuiabá) vão viver, pelo menos até o dia 15 de junho, sob toque de recolher. A imposição consta em novo decreto da Prefeitura, publicado nessa quinta-feira (4).

A partir de agora, é proibida a circulação de pessoas, em qualquer horário, nos sábados, domingos e feriados. De segunda a sexta-feira as pessoas também não vão poder circular pela cidade a partir das 22h30. A exceção é para quem tiver um "motivo justificável de natureza essencial a vida e à saúde".

Em caso de descumprimento das determinações, os moradores poderão ser penalizados, sendo submetidos a detenção de um mês a um ano, com aplicação de multa.  

Esse mesmo decreto municipal prevê que os estabelecimentos comerciais vão poder estender o horário de funcionamento até às 22h30, de segunda a sexta-feira. Autoescolas, comércio, serviços de manutenção e consertos e lojas de confecção, no entanto, só podem funcionar até uma hora a mais do que tinham autorização em seus alvarás de funcionamento. 

Já as empresas, bares, restaurantes e congêneres não poderão funcionar aos sábados e domingos, com exceção de farmácias e estabelecimentos de saúde em geral. Indústrias também estão liberadas.

Outra mudança foi que as empresas que tiveram mais de 10% do seu quadro de funcionários testados positivos para a covid-19 deverão testar os demais em até 24 horas depois dos primeiros resultados da Vigilância Sanitária. Em caso de descumprimento, as empresas poderão ser fechadas.

Atualmente, segundo o governo do Estado, Rondonópolis tem 9 mortes confirmadas em decorrência da doença e 253 casos diagnosticados. Desses, 190 ainda estão sendo monitorados.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet