Cuiabá, segunda-feira, 28/09/2020
07:50:50
informe o texto

Notícias / Polícia

05/06/2020 às 14:22

Batalhão da PM resgata 260 animais e prende 100 infratores nos primeiros cinco meses do ano

Com seis unidades e 165 policiais o Batalhão atua na preservação do meio ambiente em todo o Estado

Leiagora

Batalhão da PM resgata 260 animais e prende 100 infratores nos primeiros cinco meses do ano

Foto: BPMPA/ PMMT

Guardião da natureza, o Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) celebra nesta sexta – feira (5), o Dia Mundial do Meio Ambiente contabilizando suas ações em favor da preservação da fauna e flora e combate diário aos crimes ambientais em Mato Grosso.

Este ano, até o mes de maio, os policiais ambientais prenderam 100 pessoas e resgataram 260 animais; 85 deles foram devolvidos ao seu habitat natural. 

O Batalhão da PM conta com 165 policiais militares distribuídos em seis unidades (Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis, Barra do Bugres e Várzea Grande). De janeiro a maio, 189 autos de infração foram aplicados e 2415,3 kg de pescado irregular apreendido.

Os policiais do batalhão ambiental atuam em apoio a outros órgãos no combate aos crimes ambientais como Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Polícia Federal, dentre outras instituições.

Segundo levantamento do BPMPA, o patrulhamento ostensivo abordou mais de 12 mil pessoas e vistoriou 7 mil veículos.  As abordagens de rotina resultaram na apreensão de 23 armas de fogo, 288 munições em situação irregular. Combateu ainda o tráfico de animais silvestres, pesca ilegal, desmatamento de áreas de preservação ambiental dentre outros. 

Para proteger o meio ambiente e punir àqueles que não respeitam as leis ambientais, os policiais monitoram rios, estradas, parques e áreas rurais, independente do dia ou horário, seja para resgatar animais em perigo ou deter criminosos que devastam locais de preservação ambiental.

Conscientização

O comandante da sede da unidade, tenente – coronel Rodrigo Eduardo Costa destaca que o Dia Mundial do Meio Ambiente geralmente é uma data que faz a sociedade em geral reparar o que há ao redor dela, o que é a natureza. A data renova a missão dos policiais ambientais em prevenir e educar as futuras gerações para cuidar do meio em que vivem.

Em maio, o Batalhão ganhou uma nova sede administrativa no Parque Mãe Bonifácia. Localizada no bairro Duque de Caxias em Cuiabá, a unidade especializada da PM funciona em um casarão e amplia ainda mais o atendimento à população, por meio do patrulhamento preventivo e ostensivo.

O que garante a preservação e integridade do espaço público que recebe visitantes e conta com moradores que requerem cuidados e proteção como as plantas, árvores e animais.

Até o momento, os policiais já ministraram 184 palestras educativas. Eles conduzem três projetos sociais, o “Lobo Guará”, o “Agente Ambiental Mirim” e o “Crescendo e aprendendo”, que atendem ao todo mais de 2.100 crianças na capital e no interior do Estado.

As iniciativas levam informação e conhecimento às crianças e jovens que interagem com os policiais e conhecem o trabalho desenvolvido por eles. 

“Essas ações sociais são levadas a escolas, instituições e eventos públicos. Buscarmos conscientizar as futuras gerações para que percebam como é importante preservar a vida e o meio ambiente, evitando que esses jovens venham a praticar crimes contra o próximo e a natureza”, afirma tenente-coronel Eduardo.

 
Assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet