Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
11:32:31
informe o texto

Notícias / Geral

07/06/2020 às 11:24

Curada da covid-19, mulher de 59 anos deixa hospital após 34 dias: 'não é nosso lar'

Apesar de sua conquista, ela ainda continuará preocupada, já que uma de suas filhas também está internada com covid-19

Leiagora

Curada da covid-19, mulher de 59 anos deixa hospital após 34 dias: 'não é nosso lar'

Foto: Assessoria

Depois de 34 dias internada, sendo 25 na UTI devido ao covid-19, Shirley Huguney Siqueira deixou, nesse sábado (6), o hospital onde estava internada e pôde ir para a casa. “Agora eu quero deitar na minha cama, por mais que o hospital seja confortável, não é o nosso lar”, disse assim que recebeu a notícia de sua alta.

Aos 59 anos, com quatro filhos e quatro netas, afirma que não via a hora de falar, pois durante vários dias precisou usar o respirador. Com várias comorbidades, incluindo hipertensão, diabetes e problemas cardíacos, Shirley afirma que depois que saiu da terapia intensiva, cada dia tem sido uma vitória.

“No primeiro dia que eu coloquei os pés no chão eu não conseguia nem andar”, lembra. Mas com a fisioterapia ela já está andando bem. 

“Ela veio ao hospital com sintomas de síndrome gripal, evoluiu para insuficiência respiratória grave e já foi para UTI e no dia seguinte ela precisou ser entubada e colocada em ventilação mecânica”, explicou o médico intensivista, Gilberto Pereira Franco, visitador do Centro de Terapia Intensiva Adulto do Complexo Hospitalar Cuiabá.

Ela ainda precisou passar por uma traqueostomia para facilitar a respiração e não comprometer as cordas vocais devido ao uso do respirador. Com a melhora do seu quadro clínico ao passar dos dias, ela começou a ter a sedação reduzida. Após testar negativo do novo coronavírus, Shirley ainda ficou sob observação, fora da ala de isolamento durante alguns dias até receber a alta.

“Além de sua força de vontade, o desfecho favorável da Shirley deveu-se ao empenho de toda a equipe multiprofissional e do suporte oferecido pela estrutura hospitalar como um todo”, lembra Gilberto, analisando a gravidade da doença.

Apesar de sua conquista, ela ainda continuará preocupada, já que uma de suas filhas também está internada devido ao coronavírus. “Chamou a atenção pelo fato de ser um problema familiar, já que a filha foi admitida no hospital no dia seguinte e está em recuperação. Por coincidência, as duas foram traqueostomizadas no mesmo dia”, explicou Gilberto. Além da filha, um genro também contraiu a doença, mas se recupera bem.

Superação

Há cerca de 15 dias, Suzana Maria da Glória, de 63 anos, também ficou internada no Centro Hospitalar de Cuiabá e venceu a Covid-19. Além de estar no grupo de risco, por ser idosa, ela possuía várias comorbidades, o que fez dela uma paciente com um quadro tão delicado como dona Shirley. Suzana é hipertensa e diabética, também é portadora de doença pulmonar e cardíaca. E, antes de testar positivo para o novo coronavírus, fez três tratamentos contra câncer. 

Os casos em Mato Grosso começaram a se intensificar nos últimos dias. Até o dia 05 de junho já havia mais de 3.500 infectados e 90 mortes, a grande maioria em Cuiabá e Várzea Grande.

 
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet