Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
09:56:57
informe o texto

Notícias / Judiciário

08/06/2020 às 11:29

Sindicato vê colapso do SUS em uma semana e pede lockdown em Cuiabá e VG

Sinpen destacou que já não há leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e que MT já tem mais de 45% das UTIs ocupadas

Camilla Zeni

Sindicato vê colapso do SUS em uma semana e pede lockdown em Cuiabá e VG

Foto: Mayke Toscano

O Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Mato Grosso (Sinpen-MT) protocolou, nesta segunda-feira (8), dois ofícios nos Ministérios Públicos do Trabalho e do Estado, pedindo que os órgãos recomendem às Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande a implantação do "lockdown".

Conforme o diretor do Sinpen, Dejamir Soares, o sistema de saúde público deve entrar em colapso ainda nesta semana. "Não há vagas para UTI em leito público", afirmou ao Leiagora.

No ofício, o sindicato destacou que, segundo o governo do Estado divulgou no domingo (7), Mato Grosso tem 45,6% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ocupadas, "o que coloca em alerta máximo o sistema de saúde".

"A carência crônica de leitos no interior do estado para atender a população local, neste momento de pandemia, escancara a precariedade do sistema de saúde estadual, ocasionando na habitual transferência dos pacientes para Cuiabá e Várzea Grande", considerou.

O documento citou ainda o aumento exponencial de casos diagnosticados da covid-19 nos últimos dias e que, mesmo sendo "dramática a situação que se aproxima", alguns municípios, como Cuiabá, estão no processo de flexibilização das atividades econômicas. 

Cuiabá, por exemplo, retoma o funcionamento de bares e restaurantes nesta terça-feira (9), sendo que shoppings centers e o camelô já estão abertos desde a semana passada.

Pedidos
Diante do cenário da pandemia, o Sinpen pede que fique restrita a circulação de pessoa sem Cuiabá e Várzea Grande, e que seja proibido o funcionamento de atividades não essenciais, medida essa que ele chama de "lockdown". 

Outro pedido endereçado aos Ministérios Públicos é a construção de hospitais de campanha ou adaptação de estabelecimentos para que novos leitos de UTI possam ser disponibilizados nas cidades-polo do interior de Mato Grosso.

Dados do governo do Estado apontaram que há pelo menos 4.033 pessoas infectadas com a doença, sendo que 113 pessoas já perderam a vida em decorrência da covid-19. A implantação de lockdown em todo o Estado também já foi descartada pelo governo, considerando que a doença tem se comportando de formas diferentes em cada município.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet