Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
05:48:08
informe o texto

Notícias / Política

09/06/2020 às 10:50

Possas de Carvalho: ‘Esconder números é a coisa mais horrível de se imaginar nesse cenário’

Secretário de saúde de Cuiabá avaliou que população precisa entender o problema para se comportar da forma ideal

Camilla Zeni

Possas de Carvalho: ‘Esconder números é a coisa mais horrível de se imaginar nesse cenário’

Foto: Assessoria

Esconder os números reais do impacto da pandemia do novo coronavírus no Brasil pode ser prejudicial para a própria população. É como avalia o secretário de Saúde de Cuiabá, Luiz Antônio Possas de Carvalho.

O comentário se refere à última mudança no padrão de informativos do Ministério da Saúde, que no dia 5 de junho passou a omitir os dados gerais referentes à covid-19 (doença causada pelo vírus). Desde então, o governo federal apenas informa quais foram as mortes e os diagnósticos do dia.

“Não precisa esconder números, não tem porquê. A pandemia não foi criada pelo governo, por uma facção, por uma ideologia. Essa pandemia é uma questão que foge das fronteiras da política”, comentou Possas de Carvalho, em entrevista à rádio Jovem Pan, na manhã desta terça-feira (9).

O secretário municipal ainda avaliou que a omissão dos dados pode ser mais devasta à população, considerando que pode trazer uma falsa sensação de tranquilidade para alguns. Dessa forma, sem enxergar a situação da pandemia por completo, os cidadãos não tomariam o comportamento adequado para o momento, com as medidas sanitárias de segurança.

“Esconder números é a coisa mais horrível possível de você imaginar nesse cenário. A gente tem que saber a realidade, a população tem que saber. Até porque, se você não fala a realidade à população, ela não se comporta corretamente. Se você sai na cidade de Cuiabá, parece que é feriado, todo mundo fazendo compras de Natal, dia das mães, dia dos namorados”, considerou.

Descontrole do fluxo

Conforme o portal inloco, que monitora a taxa de isolamento dos estados, Mato Grosso tem reduzido o número de pessoas em quarentena a cada dia. No dia 8 de junho, o monitoramento apontava que 36,8% da população ainda estava isolada, enquanto, no fim de março, o número era de 58,9%. 

Para o secretário, isso se deve a dois fatores: a falta de consciência da população e o retorno das atividades econômicas na região metropolitana. Possas observou que a pretensão da prefeitura era coordenar as atividades com as de Várzea Grande. Contudo, a prefeitura vizinha acabou liberando os setores antes da decisão conjunta. 

Essa observação também chegou a ser feita pelo secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo. Ele destacou que o fluxo entre Cuiabá e Várzea Grande é intenso e diário, ao ponto que não se pode distinguir a população dos municípios. Por isso também as medidas sanitárias teriam que ser tomadas em conjunto.

Já quanto à retomada das atividades, Possas ponderou que 40% dos empresários não conseguiram reabrir os negócios após dois meses de fechamento. O secretário se dividiu entre a necessidade de preservar vidas e a de manter a economia girando. Destacou, contudo, que a população deveria se limitar a fazer apenas as atividades que lhe são essenciais.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet