Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
14:26:06
informe o texto

Notícias / Judiciário

09/06/2020 às 14:51

Governo e AL defendem no STF vinculação de salário de deputados

PGR questionou decreto que estipula que deputados estaduais vão receber 75% do subsídio dos parlamentares federais

Camilla Zeni

Governo e AL defendem no STF vinculação de salário de deputados

Foto: Assembleia

Tanto a Assembleia Legislativa quanto o Governo de Mato Grosso pediram que o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheça a constitucionalidade do decreto legislativo que vincula o salário dos parlamentares estaduais aos dos deputados federais.

A matéria entrou em análise no STF por uma ação direta de inconstitucionalidade movida pela Procuradoria Geral da República (PGR) no fim de maio. 

Na ação a PGR questionou um decreto legislativo de Mato Grosso que determina que o subsídio dos deputados será correspondente a 75% do que recebem os deputados federais. Para a Procuradoria, isso é inconstitucional e fere a autonomia federativa do Estado de Mato Grosso.

Apesar dos argumentos, tanto o Governo quanto a Assembleia rebatem que não há ilegalidade na questão. 

O Estado destacou que o artigo 27 da Constituição Federal, que teria sido, supostamente, violado, determina que a remuneração dos deputados estaduais seja fixada por lei, observando o limite de 75% do salário dos parlamentares federais. "O objetivo da norma é que o seu comando seja aplicado por meio de ato legislativo primário, o que se mostra plenamente atendido pela edição do decreto legislativo".

Outro artigo constitucional que teria sido violado foi o 37, que proibiria vinculações ou equiparações salariais. No entanto, o Estado destacou que a Constituição também define os subsídios dos deputados federais como teto para a remuneração dos deputados estaduais. O estado também rechaçou a alegação de violação a sua autonomia federativa.

A Assembleia Legislativa primeiro alegou o princípio de separação dos poderes e observou sua autonomia para dispor sua organização, funcionamento e criação ou extinção de cargos.

A Procuradoria do Legislativo também ponderou que a Constituição prevê a possibilidade de que decretos legislativos regulamentem sobre as remunerações dos parlamentares e que, portanto, nenhuma norma constitucional foi quebrada. 
Estado e Assembleia pediram, no fim, que a ação seja declarada improcedente.

O caso é analisado pela ministra Rosa Weber.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet