Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
03:02:47
informe o texto

Notícias / Política

09/06/2020 às 12:04

Governador veta projeto de auxílio aos professores

O veto foi publicado nesta terça-feira (9) e o governo alegou que foi criado auxílio para categoria inexistente

Alline Marques

Governador veta projeto de auxílio aos professores

Foto: Mayke Toscano/Secom

O governador Mauro Mendes (DEM) vetou o auxílio de R$ 1.100 para os professores contratados e alegou vício de inconstitucionalidade por interferir na organização administrativa, além de criar benefício para categoria inexistente no quadro de professores da rede pública estadual de ensino. O veto foi publicado no diário oficial nesta terça-feira (9).  

O projeto de lei nº 365/2020 estabelecia “o provimento de renda mínima emergencial para os professores da categoria “V” do Estado de Mato Grosso, em virtude da situação de emergência da pandemia do novo coronavírus”, e foi aprovado pelos deputados no dia 13 de maio. Estes professores deveriam assumir aulas com o retorno das aulas no dia 23 de março, mas no entanto, devido às medidas de contenção à covid-19 as aulas acabaram sendo suspensas e o ano letivo em algumas unidades não chegou a ser iniciado. 

Além disso, conforme informações prestadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) existem normas constitucionais e legais que autorizam a contratação de servidores temporários para suprirem a ausência do profissional efetivo em decorrência dos afastamentos legais.

No entanto, a eventual contratação antecipada de professores temporários ou a renovação/prorrogação dos contratos vigentes sem que se comprove a necessidade configura ato de improbidade administrativa, com sérios danos ao erário, consequência que contribui para emissão do presente veto, já que o início do ano letivo não ocorreu.

O governo alegou ainda que, do ponto de vista operacional, não é possível precisar a relação nominal dos possíveis profissionais a serem beneficiados com base na proposta ora vetada, pois a respectiva contratação dependeria de várias condicionantes como a apresentação de documentos legais comprobatórios para as vagas disponíveis e a quantidade de horas aulas que necessitam de suprimento, que, conforme a dinâmica da rede, são variáveis.

Leia também:

Mauro faz suspense mas Wilson antecipa: ‘vem boa notícia para os professores’
 
Mauro recebe parecer e decide futuro de professores interinos até quarta-feira


Deputados aprovam auxílio de R$ 1,1 mil para professores interinos em MT
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet