Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
15:03:07
informe o texto

Notícias / Geral

09/06/2020 às 14:38

‘Luz vermelha’ contra covid-19 acende se Cuiabá registrar mais de 120 casos por dia

A média de novos casos diários nos últimos sete dias, porém, é de 65 infectados.

Camilla Zeni

‘Luz vermelha’ contra covid-19 acende se Cuiabá registrar mais de 120 casos por dia

Foto: Reprodução

Os gestores públicos em Mato Grosso já alertaram que a preocupação com os avanços da pandemia do novo coronavírus tem ficado mais intensa a cada dia. No entanto, ainda se controlam quando o questionamento é quanto ao retorno do isolamento social no Estado.

Quando a pandemia passou a se acentuar no Brasil, ainda no fim de março, o governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Cuiabá baixaram decretos proibindo aulas e o funcionamento de alguns setores econômicos que não eram considerados essenciais. A medida, no entanto, começou a ser suspensa no início de abril e, por fim, no início de junho os últimos setores voltaram ao funcionamento. 

Ocorre que, na contramão da liberação das atividades e do aumento no fluxo de pessoas, o número de casos diagnosticados e mortes tem crescido de forma exponencial. Só entre 7 de maio e 7 de junho, por exemplo, conforme levantamento do Leiagora, foram pelo menos 3.613 pessoas infectadas e 99 mortes no estado. Usa-se a palavra “pelo menos” porque esses são apenas os dados oficiais, desconsiderando a subnotificação da doença. 

Leia também - Raio-x da covid: diagnósticos aumentaram 860% em um mês; mortes saltaram 707%

Apesar de confirmar que os dados são preocupantes, o secretário de Saúde de Cuiabá, Luiz Antônio Possas de Carvalho, não fala no bloqueio total das atividades - o chamado “lockdown”.

Ele diz que é preciso abrir o comércio e os bares porque os empresários não conseguem resistir a tanto tempo sem funcionamento. Mas ele também pede que a população não saia de casa para atividades desnecessárias. 

Uma proibição mais severa, com a implantação do decreto de lockdown, pode vir a ser implantada caso Cuiabá passe a diagnosticar mais de 120 casos de infecção por dia. 

“Se a gente chegar a 120, 130 por dia, acende a luz vermelha. Nós estávamos numa normalidade e toda essa subida é prevista. Está dentro de um planejamento que tínhamos e o prefeito tem esses dados”, avaliou, em entrevista à rádio Jovem Pan, nesta terça-feira (9).

Conforme os dados divulgados pela Prefeitura de Cuiabá, a cidade já chegou a registrar, em um único dia, 131 novos diagnósticos de covid-19 - no último domingo (7). A média de novos casos diários nos últimos sete dias, porém, é de 65 infectados. No caso, seria necessário que novas 120 pessoas fossem infectadas diariamente para que a medida extrema fosse tomada.

Ainda nessa segunda-feira (8), o prefeito Emanuel Pinheiro destacou que "se houver um descontrole ou qualquer ameaça com possível descontrole", a prefeitura deverá decretar o fechamento das atividades. 

Cabe destacar que, segundo o secretário de saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, o colapso no sistema de saúde público já se aproxima, uma vez que pelo menos três hospitais estão sem vagas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). 

Saiba mais

Secretário confirma colapso no sistema de saúde e falta de leitos ainda nas próximas semanas
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet