Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
05:47:26
informe o texto

Notícias / Política

13/06/2020 às 09:05

Deputado quer que professores e funcionários façam teste para covid-19 antes do retorno das aulas

A proposta foi apresentada na Assembleia Legislativa no dia 10 de junho e ainda precisa ser analisada pelos demais deputados

Camilla Zeni

Deputado quer que professores e funcionários façam teste para covid-19 antes do retorno das aulas

Foto: Vinícius Magalhães/Sesi

Um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa quer obrigar os professores e funcionários das instituições de ensino a fazerem o teste de diagnóstico da covid-19 em Mato Grosso. A proposta partiu do deputado Thiago Silva (MDB) e foi apresentada aos demais parlamentares na última sessão da Assembleia, na quarta-feira (10). 

Conforme o deputado, o objetivo é resguardar os professores, alunos e demais funcionários das escolas e preveni-los quanto ao avanço do novo coronavírus (causador da covid-19).

"A exigência para apresentação de testes negativos para Covid-19 se torna indispensável nesse momento, devido às altas taxas de contaminação pelo vírus", justificou o parlamentar. 

Conforme o projeto, os testes devem ser pagos pelas próprias instituições de ensino, inclusive no caso das redes públicas, que deverão analisar as dotações orçamentárias. Além disso, não será válido o teste do tipo "rápido", uma vez que são menos eficazes. A lei determina que é necessária a aplicação do teste RT-PCR, cujo resultado demora alguns dias para sair.

A Secretaria de Estado de Saúde deverá regulamentar a lei, e pode editar resolução conjunta com a Secretaria de Estado de Educação para garantir o cumprimento da norma, segundo dispõe o artigo 2º do projeto.

Aulas suspensas 
Atualmente, em Mato Grosso, ainda não há previsão para quando as aulas na rede pública e particular devem retornar à normalidade. 

A última expectativa era de que as aulas poderiam retornar a partir do dia 14 de junho na capital. Contudo, durante pronunciamento na última quarta-feira (10), o prefeito de Cuiabá anunciou a prorrogação da suspensão das aulas presenciais. Elas seguem interrompidas até, pelo menos, o dia 12 de julho.  

O mesmo ocorreu no estado em que foi prorrogado por mais 30 dias. 
Na rede estadual as aulas também foram prorrogadas por pelo menos mais 30 dias. A decisão do governador Mauro Mendes (DEM) foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 4 de junho.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Maria Aparecida de Souza 16/06/2020 às 00:00

    Acho que não só no caso Professores tbm Alunos ...

 
Sitevip Internet