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Notícias / Judiciário

15/06/2020 às 17:25

MP constata falta de acessibilidade em prédio da Prefeitura e abre investigação

Segundo o Ministério Público, o novo prédio da controladoria não é adequado para deficientes

Camilla Zeni

MP constata falta de acessibilidade em prédio da Prefeitura e abre investigação

Foto: Reprodução

O promotor de Justiça Wagner Cezar Fachone, da 34ª Promotoria Cível do Ministério Público, abriu uma investigação para apurar a falta de acessibilidade em prédios da Prefeitura de Cuiabá.

Conforme a portaria de inquérito, uma denúncia apontou que o prédio onde funciona a Controladoria Geral de Cuiabá e a Ouvidoria Municipal teria barreiras que impediriam a boa circulação de pessoas com deficiência. Seria o caso, por exemplo, de pilares e escadas.

O prédio em questão funciona na Avenida Mato Grosso, na região Centro Norte da capital. O local é novo e foi apenas em janeiro deste ano que os órgãos da prefeitura passaram a prestar atendimento no endereço.


Segundo o Ministério Público, uma equipe técnica esteve no local e constatou inúmeras irregularidades no que concerne à acessibilidade.

"Considerando a caracterização do caso como incontestável relação de não conformidade e a necessidade de se promover adequações físicas no imóvel, de forma a estabelecer as condições de regularidade previstas nas normas de acessibilidade para a utilização do espaço pelas pessoas deficientes ou com mobilidade reduzida, resolve instaurar o presente inquérito civil", diz o documento, assinado no dia 6 de junho.

Segundo o MP, o objetivo é que os responsáveis promovam as adequações físicas necessárias, para sanar as irregularidades. Se as providências não forem tomadas, os gestores poderão ser acionados judicialmente.

Outro lado
Em relação a apuração do Ministério Público do Estado sobre falta de acessibilidade, a Prefeitura de Cuiabá informa que: 

- A entrada do prédio da Controladoria Geral do Município (CGM) é constituída por uma rampa, que garante acesso a todo o público ao local de atendimento. 

- Salienta que, na área de atendimento, não existe escadas ou pilares que limitam a circulação de pessoas. 

- Destaca que, até o momento, não recebeu nenhuma notificação do órgão sobre as situações observadas. 

- Dessa forma, aguarda a disponibilização do relatório para que tome as devidas providências no intuito de atender os apontamentos. 

- Reforça que, pautado em uma gestão humanizada, a CGM tem total interesse em tomar conhecimento do levantamento para atuar na solução das demandas.
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