Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
06:22:26
informe o texto

Notícias / Geral

16/06/2020 às 16:30

'Será que as 223 mortes são inventadas?’, questiona Gilberto a céticos da pandemia

Segundo o secretário de Saúde, mesmo diante de 43 mil mortes pela doença, parcela da população ainda não enxerga gravidade do coronvírus

Camilla Zeni

'Será que as 223 mortes são inventadas?’, questiona Gilberto a céticos da pandemia

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

Faz pelo menos seis meses que a pandemia do novo coronavírus é conhecida no mundo. No Brasil, ela começou a dar sinais no fim de fevereiro e há exatos três meses o país se abalou com o primeiro caso fatal da covid-19 (doença causada pelo vírus). Foi no dia 16 de março. A vítima era um idoso de 62 anos. Hipertenso, diabético e com hiperplasia prostática, ele morreu em um hospital particular de São Paulo.

Desde então, 43 mil pessoas perderam a vida no Brasil, em decorrência da contaminação por um vírus altamente contagioso. Em Mato Grosso, segundo dados da Secretaria de Saúde do estado, até essa segunda-feira (15) eram 223 casos fatais. 

Mesmo diante de um histórico grave e da iminência de um vírus ainda desconhecido - e sem vacina para sua prevenção -, há quem desacredite da doença. Na fila, que talvez seja encabeçada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), há inclusive médicos que atuam nos hospitais de referência. A informação foi revelada pelo secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (16).

“Aqui no Estado de Mato Grosso, pasmem, tem médicos que atuam dentro de hospitais de referência gravando vídeo, dizendo que essa pandemia é inventada. Que é por interesse comercial e político de alguém. Será que as 223 mortes no Estado de Mato Grosso são inventadas? Será que as 43 mil, e nós já sermos, se não me engano, terceiro ou o segundo país com maior número de óbitos no mundo… Será que isso é invenção?”, questionou Gilberto.

Sem tom de indignação, mas de alguém que já está cansado de falar sobre a necessidade da prevenção ao coronavírus, o secretário de Saúde do Estado atribuiu a culpa da lotação de hospitais também à população.

“Infelizmente, você, cidadão, também é responsável por isso, porque você não está escutando o que estamos falando e está preferindo correr o risco. E cada um corre o risco que quer e depois vai responder por suas atitudes”, disse.

Atualmente Mato Grosso luta contra o tempo para evitar que o colapso do sistema de saúde - que já está à vista - finalmente chegue. Das 233 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) disponibilizadas em Mato Grosso, 76% estavam ocupadas até a noite de segunda-feira. E, se os casos seguirem o ritmo impresso nas últimas semanas, com acréscimo de mais de 1,5 mil novos diagnósticos, é possível que o esgotamento da saúde pública não espere o fim de junho.

Nos últimos dias o governo anunciou a ampliação de mais de 100 novos leitos, espalhados em regiões do Estado, para dar conta da demanda. Acontece que, contudo, não há previsão para que as unidades sejam entregues.

“Confesso que, às vezes, me sinto impotente. Acho que não teve um dia que eu toquei nesse assunto e que eu tenha traduzido isso de forma mais otimista. Dando conselho para a população ficar a vontade, com tranquilidade, e que nós não iríamos ter momentos difíceis. Muito pelo contrário. Se resgatarem as minhas falas, desde o início foram dizendo que a pandemia é grave, que chegaria no Estado, que passaríamos dias difíceis, que poderíamos colapsar e que poderíamos não ter leitos suficientes. O país, o mundo, o Estado e os municípios não estavam preparados para isso”, finalizou o secretário.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet