Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
16:35:54
informe o texto

Notícias / Geral

16/06/2020 às 17:00

Moradores da Barra do Pari denunciam acúmulo de entulho na região; VÍDEO

Já a Prefeitura de Cuiabá informou que monitora com frequência o local, que é Área de Proteção Permanente (APP)

Maria Clara Cabral

Moradores da Barra do Pari denunciam acúmulo de entulho na região; VÍDEO

Foto: Rogério Cabeça de Urso / Leiagora

Próxima as margens do rio Cuiabá, a Barra do Pari, Área de Proteção Permanente (APP), tem sido área de descarte de lixo na capital. Isso porque a população que vive na região, localizada entre Santa Amália e Santa Isabel, reclama por ter que conviver com entulhos a céu aberto.

É o que conta seu Francisco Lemes, 70, morador da Barra do Pari há 24 anos. Ele diz que o problema é frequente e afirma que chega a tirar dinheiro do próprio bolso para resolver a situação. “Todo tempo foi assim. Quando eu não aguento mais, eu pago para limpar”, conta o idoso.

Os moradores relatam que o município até realiza os serviços de limpeza no local, mas as pessoas continuam levando entulhos para lá – e diariamente. Já a última limpeza teria sido realizada há cerca de dois meses.

“Fizeram uma limpeza meia-boca, mas não tiraram tudo que tinha para limpar. Toda vez que limpam outros bairros, principalmente da região do Santa Isabel, trazem o entulho das caçambas tudo para cá”, afirma Paulo, que também é morador da comunidade.

A Prefeitura de Cuiabá, no entanto, informou ao Leiagora que “a área é constantemente monitorada” e que “realiza com frequência a limpeza em toda a extensão da via”. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a coleta de lixo domiciliar é executada na região pelo menos três vezes por semana.

“Além da ação de limpeza, a Pasta oferece uma série de programas, como o Cata-treco, para que a população descarte de forma correta seu lixo”, disse a pasta, em nota. No entanto, destaca que “todas essas ações somente serão efetivas, se houver a colaboração da população”.


O problema é que o local passou a ser usado, ilegalmente, como área de descarte. São caminhões de frete, de empresas de descarte e até moradores de outras regiões que chegam com veículos com entulhos e despejam os materiais que ficam largados no meio ambiente. 

Vale ressaltar que o descarte irregular de lixo e entulho é considerado crime ambiental e passível de multa. O cidadão que deseja comunicar uma situação que requer a atividade fiscalizatória conta com o Disque-Denúncia, que funciona de segunda à sexta, em horário comercial pelo telefone (65) 3616-9614.

Confira como é a situação do local e os relatos nos vídeos abaixos 

 
 


 
Imagens: Rogério Cabeça de Urso/Leiagora
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet