Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
09:31:11
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

17/06/2020 às 13:31

Problemas logísticos da Argentina potencializa exportações da soja brasileira

Em Mato Grosso o farelo de soja teve valorização de 50% e o óleo de soja 36%

Edyeverson Hilario

Problemas logísticos da Argentina potencializa exportações da soja brasileira

Foto: Divulgação

Arquirrival no futebol, a Argentina também é uma "pedra no sapato" do Brasil no que diz respeito a exportação de subprodutos de soja. Líder nas vendas internacionais das mercadorias produzidas a partir do cereal, o país tem sofrido com problemas logísticos, dado à pandemia do coronavírus. Situação que tem contribuido com o avanço da participação brasileira no comércio internacional.

Somada a alta demanda internacional, no período o Brasil aumentou em 18,7% suas exportações de óleo e farelo de soja em março. O comparativo é feito pelo mesmo mês do ano passado.

Montante que foi impulsionado pelo crescimento do esmagamento da soja mato-grossense, que manteve um bom patamar e mais uma vez registrou recorde, com 975,4 mil toneladas de soja processada. Volume que rendeu um acréscimo de 2,8%, no resultado de maio, quando comparado a abril.

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) ressalta que em comparação com maio de 2019, os preços do farelo de soja teve uma valorização de 50%. Já o óleo de soja ficou 36% mais caro.

Justifica que "os motivos para a valorização envolvem a alta do dólar no período e a demanda internacional, que chegou a mostrar sinais de melhora recentemente com a reabertura do comércio em alguns países".
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet