Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
19:32:20
informe o texto

Notícias / Política

17/06/2020 às 15:32

Eleições municipais são adiadas e data prevista para primeiro turno é 15 de novembro

A única divergência é quanto a data do segundo turno.

Kamila Arruda

Eleições municipais são adiadas e data prevista para primeiro turno é 15 de novembro

Foto: Alair Ribeiro / TRE-MT

O adiamento das eleições municipais de outubro deste ano já é ponto pacificado entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Congresso Nacional devido a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). O pleito deverá ser realizado em 15 de novembro. A divergência é quanto a data do segundo turno. Parte defende que seja em 29 de novembro, já outra parte em 06 de dezembro.

Assim que houver um consenso quanto a este ponto, o Congresso elaborará uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para regulamentar a alteração, a qual deverá ser aprovada pela Câmara de Deputados e pelo Senado Federal.

A expectativa é que a medida seja aprovada até o final do próximo mês, tendo em vista o prazo para realização de convenções partidárias que, conforme o calendário eleitoral atual, vai do dia 20 de julho a 5 de agosto.

Além da alteração na data das convenções deverão ocorrer mudanças no calendário eleitoral e novos prazos, inclusive, para desincompatibilização devem ser debatidos.

Na manhã dessa terça-feira (16), autoridades e especialistas em saúde participaram de uma reunião virtual para discutir o tema. Na oportunidade, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, destacou que “esse foi um encontro interessante entre ciência, direito e política com a proposta de encontrarmos a melhor solução para o país”. Ele afirmou ainda que a palavra final é do Legislativo, que deve deliberar para conciliar as demandas da saúde pública com a democracia.

Os políticos de Mato Grosso já estavam dando como certo o adiamento das eleições de outubro deste ano. Prova disso é que muitos deixaram de se desincompatibilizar do cargo dentro do prazo determinado pelo calendário eleitoral. O DEM, por exemplo, manteve todos os seus postulantes à prefeitura de Cuiabá no primeiro escalão estadual. 

Agora, as agremiações aguardam a efetivação da nova data do pleito e a elaboração de um novo calendário.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet