Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
10:03:39
informe o texto

Notícias / Judiciário

17/06/2020 às 16:40

Reajuste de custas processuais em MT começa a valer em janeiro de 2021, decide STF

Mudança de valores aprovada no início do ano foi questionada pelo Conselho Federal da OAB sob argumento de inconstitucionalidades

Camilla Zeni

Reajuste de custas processuais em MT começa a valer em janeiro de 2021, decide STF

Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

Por decisão da maioria dos ministros, o Supremo Tribunal Federal (STF) acatou parcialmente pedido do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e determinou que o reajuste de custas processuais de Mato Grosso entre em vigor apenas a partir de janeiro de 2021.

A decisão foi dada na terça-feira (16), depois que os ministros votaram a demanda no plenário virtual desde o dia 5 de junho. 

O reajuste foi sancionado pelo governador Mauro Mendes (DEM) no dia 10 de janeiro e teve trecho da lei questionado judicialmente sob o argumento de que os dispositivos feriam diversos princípios da Constituição Federal.

Leia também - Valor descontado em mensalidades poderá ser cobrado com juros após veto de Mendes

O caso já tinha sido analisado de forma liminar pelo o ministro Alexandre de Moraes, que em março concedeu uma medida suspendendo a eficácia de três artigos (6º e 16º, além de parte do artigo 13º) da lei. Ele entendeu que os trechos não só aumentam os valores das custas processuais, como estabeleceram nova fórmula de cálculo das custas no recurso de apelação. 

Ainda, o ministro ponderou que apesar de ter respeitado a norma de publicar a mudança 90 dias antes dela entrar em vigor, a lei não cumpriu a regra de anterioridade de exercício, que determina que o aumento nos tributos só pode ser aplicados se tiver sido publicado até o dia 31 de dezembro do ano anterior, o que não foi o caso.

Agora, ao analisarem o caso, maioria dos ministros votou conforme o relator, e, assim, o STF decretou que a eficácia do art. 6º e dos itens 1, 2 e 4 da tabela A, o item 1 da tabela B e o item 1 da tabela C do artigo 13º da lei entram em vigor apenas a partir de 1º de janeiro de 2021. Apenas o ministro Marco Aurélio votou diferente.

Confira a lei com os novos valores aqui.


 

Saiba mais desse assunto:
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet