Cuiabá, terça-feira, 16/04/2024
19:35:39
informe o texto

Notícias / Política

17/06/2020 às 18:14

Sem consenso, votação da reforma da previdência é adiada para segunda-feira

Até o momento, o governo tem pelo menos 11 deputados contrários à proposta e não conseguiu os 14 votos favoráveis para aprovação da PEC

Alline Marques

Sem consenso, votação da reforma da previdência é adiada para segunda-feira

Foto: Giuseppe Feltrin

Sem garantir a maioria para aprovar a Reforma da Previdência, a base do governo acabou adiando a votação para segunda-feira e trabalha para garantir um consenso e assim fazer com que a proposta seja aprovada. 

Ocorre que desde a votação do primeiro projeto, que reajustou a alíquota de 11% para 14%, o governo acabou perdendo voto, como do deputado Elizeu Nascimento (DC). Ele se sentiu traído pelo governador Mauro Mendes (DEM), já que na época votação pela proposta com a garantia de que os militares ficassem de fora da reforma, no entanto, não foi isso que ocorreu. 

Em janeiro, quando foi aprovada a reforma, o governo garantiu 16 votos favoráveis. No entanto, no cenário atual pelo menos 11 deputado estariam contra a proposta encaminhada. Com isso, mesmo garantindo 13 votos, o projeto não passa, por se tratar de uma Proposta de Emenda Parlamentar e precisar de 14 votos favoráveis. 

Parlamentar da oposição, Lúdio Cabral (PT) alega que a reforma encaminhada pela administração estadual é ainda mais prejudicial ao servidor do que as mudanças aprovadas em nível federal. 

Isto porque, a proposta de Mato Grosso foi a única do país que estabeleceu desconto para os aposentados e sem estipular o teto. O projeto de Mendes elevou a taxa retirada do salário do servidor dos atuais 11% para 14% para todas as faixas salariais.

O governo alega que a reforma é necessária para evitar o rombo no sistema previdenciário. O déficit anual é de R$ 1,3 bilhão, mas a estimativa é de que chegue a R$ 30  bilhões em 2029. 

Além disso, existe uma portaria do Governo Federal em que obriga estados e municípios com déficit votar a reforma até dia 31 de julho.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet