Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
10:47:52
informe o texto

Notícias / Política

18/06/2020 às 10:05

Governo sugere lockdown em Cuiabá, VG e mais 11 cidades

A sugestão foi dada por meio de um boletim emitido pela Secretaria Estadual de Saúde.

Kamila Arruda

Governo sugere lockdown em Cuiabá, VG e mais 11 cidades

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

Diante do aumento de casos oriundos do novo Coronavírus (Covid-19), o Governo do Estado sugeriu a 13 municípios que seja adotado o sistema de "lockdown". Entre os municípios, está a Capital de Mato Grosso que possui 2021 casos confirmados e 71 óbitos registrados até essa quarta-feira (17).

A sugestão foi dada por meio de um boletim emitido pela Secretaria Estadual de Saúde. Conforme o documento, os 13 municípios possuem risco “muito alto” de infecção pelo novo vírus.


A classificação foi realizada com base em dados de crescimento da contaminação em cada uma das cidades nos últimos 7 dias, bem como na taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTIs em cada cidade.

Além de Cuiabá, o Executivo Estadual sugeriu o "lockdown" em Várzea Grande, Alta Floresta, Cáceres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Porto Esperidão, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.

Diante disso, o Governo do Estado sugere que o sistema de "lockdown" seja implementado por um período de 15 dias, podendo ser prorrogado conforme reavaliação das autoridades municipais.

É preciso entender que em nenhuma cidade do estado foi implantado de fato o lockdown, que consiste no fechamento geral da cidade, com abertura apenas de mercados, farmácias e unidades de saúde. Além disso, para sair de casa o cidadão precisa comprovar a necessidade. O que foi realizado até o momento, foi o isolamento social, o que não é nem parecido com um lockdown. 

Recomenda-se ainda a realização de barreiras sanitárias para controle da entrada e saída de pessoas das cidades, ficando autorizada apenas a circulação de pessoas com o objetivo de acessar e exercer atividades essenciais bem como a manutenção apenas de serviços públicos e atividades essenciais.

Dentre os 13 municípios citados, o que apresenta a classificação de risco mais alta é Alta Floresta, que possui 68 casos confirmados, e registrou uma Taxa de Crescimento de Contaminação (TCC) de 1.033,33%.

Cáceres aparece em seguida com 51 casos confirmados e uma Taxa de Crescimento de 240.00%, e Cuiabá na terceira colocação com crescimento de 121.52%.

Essa taxa, conforme classificação da saúde estadual, é calculada pelo número de casos nos últimos 7 dias, dividido pelo total de casos anterior aos 7 dias.

Risco Alto
 
O boletim também revela que outros quatro municípios estão classificados como “risco alto” da doença. Trata-se de Querência, Lucas do Rio Verde, Campos Verde e Confresa.

Nesses casos, é sugerido a proibição de toda e qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração. Além disso, o Governo sugere que os municípios suspendam o atendimento presencial em todos  os órgãos públicos, e adotem medidas preparatórias para a quarentena obrigatória.

Prefeitura de Cuiabá 

Por meio de nota, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) afirma que não irá se furtar de tomar nenhuma decisão para evitar a proliferação do vírus na Capital. O emedebista garante que todas as ações desenvolvidas pelo Executivo Municipal baseiam-se no comportamento da evolução da doença. 

Pinheiro lembra ainda que antes de Mato Grosso registrar o primeiro caso de Covid-19, Cuiabá  deu início a um rigoroso protocolo para evitar à disseminação do novo vírus.

De acordo com ele, isso incidiu na criação de um Comitê Municipal de Enfrentamento, elaboração de um plano de prevenção, combate e mitigação à doença, além de medidas de garantia do isolamento social, como a adoção do sistema home office a todos os servidores do Executivo e a suspensão das aulas na rede pública e privada na capital.

"Para garantir o distanciamento social e evitar aglomerações, o prefeito Emanuel Pinheiro decretou o toque de recolher no período de 13 a 28 de junho, das 22h30 até as 5h", finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Tulio 21/06/2020 às 00:00

    Sem q fechar tudo esse virou tá se espalhando rápido agora q este virus tá não pico..

 
Sitevip Internet