Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
19:53:36
informe o texto

Notícias / Geral

18/06/2020 às 19:29

Taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 na rede particular já é de quase 90%

Outro problema é o afastamento dos profissionais que acabam se contaminando e tendo de ficar em quarentena

Alline Marques

Taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 na rede particular já é de quase 90%

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na rede particular de saúde já é de quase 90%. O número é dessa terça-feira (16), mas pode sofrer alterações, pois o número de pacientes internados muda diariamente. 

De acordo com o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindessmat), o percentual refere-se aos leitos de UTI exclusivos para tratamento de paciente com Covid-19 nos hospitais particulares de Mato Grosso. 

Segundo a diretora executiva do Sindessmat, Patricia West, o que se tem hoje é 89% dos leitos disponibilizados para Covid ocupados, mas isto passa por oscilações frequentes por conta do remanejamento e disponibilidade de novos leitos exclusivos para o tratamento de paciente acometidos com coronavírus.

Patrícia explica ainda que, por conta do afastamento de profissionais da saúde com suspeita ou confirmação de contaminação muitos precisam cumprir quarentena, e isso reduz o quadro de profissionais de saúde disponíveis. Mas ainda assim, há esforço constante dos gestores das unidades de saúde privadas, para conter e cuidar das equipes reduzidas por conta da contaminação e conseqüente afastamento.

Existe uma preocupação com a lotação da rede particular, porque os pacientes acabarão sendo encaminhados para o sistema público que também já está com uma taxa de mais de 75%. O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, vem falando, reiteradamente, de que se não houver conscientização por parte da população e medidas mais enérgicas por parte dos governantes, não importará mais se tem ou não dinheiro. “Faltarão leitos para todos”. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet