Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
06:28:19
informe o texto

Notícias / Judiciário

19/06/2020 às 08:05

Ministério Público pede na Justiça fechamento de atividades em Cuiabá e Várzea Grande

Pedido considerou classificação de risco "muito alto" de contaminação da covid-19 nos dois municípios

Camilla Zeni

Ministério Público pede na Justiça fechamento de atividades em Cuiabá e Várzea Grande

Foto: Luiz Alves/Secom

O Ministério Público de Mato Grosso acionou a Justiça, no fim dessa quinta-feira (18), para pedir que o Estado e as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande sejam obrigadas a suspender as atividades de serviços considerados não essenciais durante a pandemia do novo coronavírus.

Os promotores Alexandre Guedes e Audrey Ility, responsáveis pelo pedido, destacaram que Cuiabá e Várzea Grande foram classificadas com risco “muito alto” de contaminação pelo vírus, conforme sistema de acompanhamento do próprio governo do Estado, regulamentado no decreto n. 552/2020.


O decreto em questão implantou um sistema que monitora regionalmente os casos de covid-19, e, por meio de cores, aponta a classificação de risco da contaminação. Com base nessas informações, as prefeituras e o governo têm orientações sobre quais medidas deveriam ser adotadas naquela região.

“Isso implica em dizer que, de acordo com os termos da referida norma estadual, a região metropolitana da Capital, que, como exposto, compreende os municípios de Cuiabá e Várzea Grande, já deveria ter interrompido todas as atividades não essenciais”, ponderaram os promotores.

Ocorre que, ao invés de impor medidas restritivas aos municípios, o governo se limitou a fazer orientações, que sequer estão sendo seguidas pelas prefeituras. Além disso, o Ministério Público considerou que, segundo o boletim informativo da Secretaria de Estado de Saúde do dia 17 de junho, Mato Grosso já tinha mais de 75% de seus leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) comprometidos.

“Essa omissão se traduz em ilegalidade, pois, ainda que se entenda que o poder local tenha atribuição para disciplinar suas medidas específicas de isolamento social, existem situações que, simplesmente, ultrapassam o âmbito de atuação do município, haja vista que o vírus não respeita fronteiras administrativas”, continuaram os promotores.

Na Justiça, então, o Ministério Público pediu que o Estado e as prefeituras adotem imediatamente as medidas previstas de distanciamento e isolamento social relativas a sua classificação de risco no decreto estadual e pediu multa diária de R$ 10 mil para o caso de descumprimento das providências. Ainda, o MPE pediu multa diária para ser aplicada aos prefeitos e ao governador Mauro Mendes, no valor de R$ 500.

O pedido ainda é analisado pela Justiça.

Covid na região
De acordo com o boletim informativo da covid-19 atualizado na noite de quinta-feira (18), são mais de 8,1 mil casos em todo o Estado. Desses, 2,1 mil estão em Cuiabá e 668 em Várzea Grande. Quando se fala em casos fatais, as duas principais cidades do estado também lideram. Já foram 77 mortes em Cuiabá em decorrência da doença e outras 61 em Várzea Grande.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet