Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
22:29:07
informe o texto

Notícias / Política

21/06/2020 às 15:28

Câmara de Cuiabá volta a realizar extraordinária para votar reforma da previdência

Na última semana, houve uma tentativa frustrada de votar a matéria.

Leiagora

Câmara de Cuiabá volta a realizar extraordinária para votar reforma da previdência

Foto: Assessoria

A polêmica em torno da reforma da previdência não é apenas na estadual, em Cuiabá, a proposta sofre enfrentando resistência da oposição. A Câmara Municipal de Cuiabá remarcou a votação em sessão extraordinária nesta terça-feira (23), após o boicote realizada na semana passada pelo grupo contrário à administração municipal.

A sessão pretende apreciar diversas mensagens do Executivo, dentre elas, a reforma da previdência municipal. No dia 15, o presidente da Câmara de Cuiabá, Misael Galvão (PTB), chegou a abrir a sessão, mas 11 parlamentares que fazem oposição ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), se recusaram a participar, o que levou o petebista encerrar a sessão por falta de quórum.

Na ocasião, apenas oito vereadores marcaram presença: Misael, Adilson Levante (PSB), Toninho de Souza (PSDB), Renivaldo Nascimento (PSDB), Justino Malheiros (PV), Luis Claudio (Progressistas), Ricardo Saad (PSDB) e Adevair Cabral (PSDB). Vale lembrar que Juca do Guaraná (Avante) estava internado com covid-19 e Orivaldo da Farmácia ainda está em recuperação devido à contaminação por coronavírus. 

Os oposicionistas não tem se mostrado satisfeitos com a atual a administração do município, e também com a gestão do Parlamento Municipal. Por conta disso, têm realizado diversas manobras para evitar a votação de determinados projetos.

A reforma da previdência tem que ser aprovada e sancionada até o final do próximo mês, conforme prazo estipulado pela portaria de nº 1348 de 03 de dezembro de 2019 do governo Federal. Estados e Municípios com déficit no sistema previdenciário precisam alterar o modelo até 31 de julho desse ano.

Na prática, ela aumenta a alíquota de contribuição previdenciária dos servidores públicos de 11 para 14%. Apesar da adequação na contribuição previdenciária, o Executivo manteve a faixa de isenção para os servidores inativos. Desta forme, continuam isentos aqueles que recebem até o teto do regime geral de R$ 6.101,05. Só irão pagar aqueles que recebem acima desse valor sobre a diferença dos três pontos percentuais. 

No que tange à regra da aposentadoria, Cuiabá será mantida a atual, ou seja, para homens, regra geral, 60 anos de idade e 35 anos de contribuição e mulheres 55 anos de idade e 30 anos de contribuição.

E para aqueles cargos que aposentam em regime especial, como por exemplo, os professores que estão em sala de aula haverá uma redução de 5 anos na idade e no tempo de contribuição, ou seja, 55 anos de idade e 30 anos de contribuição para homens e 50 anos de idade e 25 anos de contribuição para as mulheres.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet