Cuiabá, sábado, 20/04/2024
11:19:41
informe o texto

Notícias / Política

22/06/2020 às 12:15

Deputados dizem que não há acordo na PEC da Previdência e projeto sai de pauta

Parlamentares e servidores querem alterar proposta do governo para reduzir impactos, mas acordo ainda não foi firmado

Camilla Zeni

Deputados dizem que não há acordo na PEC da Previdência e projeto sai de pauta

Foto: Assessoria

Sem votos suficientes para aprovar a Proposta de Emenda Constitucional da Previdência, o líder do governo de Mato Grosso na Assembleia Legislativa, deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM), pediu a retirada do projeto da pauta de votações desta segunda-feira (22), o que foi atendido pelo presidente da Casa, deputado Eduardo Botelho (DEM).

Além de Dilmar, também pediu a retirada do projeto a deputada Janaina Riva (MDB), da base governista. A parlamentar diz reconhecer a importância da PEC mas também destaca a necessidade de mudanças no texto. A matéria deve ser analisada na sessão de quarta-feira (24).

A PEC da Previdência chegou na Assembleia no dia 3 de março e já entrou para votação em pelo menos três sessões desde então. Contudo, em razão da tramitação diferenciada, os parlamentares tentam analisar todas as emendas propostas para o texto e, só então, votá-la. Isso porque as emendas constitucionais precisam ter sido aprovadas com o mesmo texto nas duas sessões de votação na Assembleia Legislativa.

O deputado Elizeu Nascimento (DC) é um dos que tem se posicionado contrário ao texto levado pelo governo do Estado. Ele chamou a proposta de “PEC da imoralidade, do desrespeito e da escravidão”, e acrescentou: “Acredito que já tivemos provas suficientes de que esse governo não tem acordo com o servidor público”.

Durante a sessão, o deputado Lúdio Cabral (PT) lembrou que entra em vigor em julho um projeto de lei complementar que aumentou para 14% a alíquota de contribuição da previdência dos servidores, inclusive de aposentados. O parlamentar considerou que a medida já foi severa e que, desde aquele momento, já ficou evidente que o governo não estaria preocupado com os servidores.

“Temos que rejeitar essa PEC sumariamente. Não há acordo possível sobre ela. Como Elizeu já disse aqui, o governo cede agora e depois apunhala pelas costas até os deputados de sua bancada e cria muito constrangimento, e a Assembleia precisa de uma postura altiva, independente, para corrigir os erros que o governador comete”, defendeu o petista. 

Além desses parlamentares, também criticaram a proposta a deputada Janaina Riva e os deputados Paulo Araújo, João Batista. O deputado Carlos Avalone (PSDB) nega que o projeto tenha sido retirado por falta de votos favoráveis e Xuxu Dal'Molin (PSC) defende que a proposta segue o governo federal.

Proposta
Na proposta enviada aos deputados está prevista a alteração da idade mínima de aposentadoria, que passa a ser de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. Ainda, para se aposentar por tempo de contribuição são necessários, no mínimo, 25 anos de trabalho para os dois profissionais. Apesar disso, apenas recebe o salário integral na aposentadoria quem contribuir com 40 anos de serviço.

O governador Mauro Mendes (DEM) bateu na tecla em relação à aposentadoria dos servidores, porque, segundo o MT Previdência (MT Prev), 55,2% dos aposentados do estado têm menos de 55 anos. Os que têm idades entre 55 e 65 anos, representam 37,4% dos beneficiários da Previdência.

Os deputados defendem, contudo, regras de transição para evitar um grande prejuízo aos servidores públicos.

Acompanhe todas as discussões sobre a reforma da previdência estadual:
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet