Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
15:21:08
informe o texto

Notícias / Política

22/06/2020 às 13:50

Cuiabá e VG propõem fechar comércio às 20h, parar bares e academia; justiça irá analisar

O novo decreto prevê ainda fechamento de bares e academias, também ficam suspenso delivery e drive-thru. Só que toque de recolher deverá ficar apenas na capital

Kamila Arruda

Cuiabá e VG propõem fechar comércio às 20h, parar bares e academia; justiça irá analisar

Foto: Luiz Alves/Secom Cuiabá

Para reduzir a proliferação do novo coronavírus, os municípios de Cuiabá e Várzea Grande irão baixar um decreto em conjunto com novas medidas restritivas, as quais devem ser aplicadas nas duas cidades.

A decisão foi tomada no final da manhã desta segunda-feira (22), após reunião entre os gestores dos dois municípios e representantes do governo do Estado, como secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, e o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo.

A medida é reflexo de um pedido do Ministério Público Estado (MPE), que ingressou na justiça com uma ação civil pública em que solicita o lockdown nos municípios devido ao aumento no número de casos do novo vírus nos últimos dias.

O processo está nas mãos do juiz José Luiz Leite Lindote, da Vara Especializada da Saúde Pública de Várzea Grande. Na última semana, inclusive, os prefeitos Emanuel Pinheiro e Lucimar Campos participaram de uma reunião com o magistrado para tratar do assunto.

“É uma decisão do poder judiciário acatar a nossa sugestão ou não. Vamos encaminhar o decreto único ao juiz até o final da tarde e deve entrar em vigor no máximo na quarta-feira, pois temos que discutir algumas questões relacionadas à fiscalização”, explicou o prefeito da Capital. 

Entre as novas medidas restritivas a serem adotadas pelos municípios, está o fechamento de todo comercio a partir das 20 horas, a não ser aqueles que exerçam atividades essenciais.

Na Capital, o prefeito também irá antecipar o toque de recolher para as 20h. Com isso, fica proibido a circulação a partir deste horário. Atualmente, o sistema está sendo adotado apenas pela Capital, e somente das 22h30 às 5h.

Em Várzea Grande, contudo, a prefeitura apenas restringiu o horário de funcionamento do comércio. O município deve continuar neste sentido. Para a prefeita Lucimar, não há necessidade de decretar o toque de recolher uma vez que todo o comércio da cidade estará fechado a partir das 20h. 

Além disso, com a medida conjunta, a cidade deve ainda suspender o atendimento delivery e drive-tru também a partir das 20 horas.

“São uma cultura só, uma história só. Não podemos continuar tomando medidas separadamente, pois uma cidade afeta a outra. Então, vamos baixar juntos a maioria das medidas que já anunciei e fechar esse decretos”, explicou Pinheiro.

O decreto ainda deve determinar o fechamento de bares e academias em ambos os municípios. O uso e comercialização de bebidas alcoólicas, por sua vez, continuará liberado.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Magno Aurélio De Oliveira 22/06/2020 às 00:00

    E o dinheiro dos feirantes prefeito Emanuel Pinheiro quando que vai sair.

 
Sitevip Internet