Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
00:37:27
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

22/06/2020 às 15:16

Após governo intervir na maior exportadora de grãos da Argentina, milhares vão às ruas protestar; Veja videos

No último dia 9, o governo argentino, por decreto, anunciou a intervenção na companhia Vicentín por 60 dias. Segundo eles, o objetivo é evitar a falência da empresa

Leiagora

Após governo intervir na maior exportadora de grãos da Argentina, milhares vão às ruas protestar; Veja videos

Foto: ALEJANDRO PAGNI / AFP

A imprensa argentina destacou neste domingo a inconformidade do setor produtivo e da população com a apropriação do grupo agrícola Vicentín pelo governo do presidente Alberto Fernández. Os jornais La Nación e Clarín trazem as fotos das carreatas e bandeiraços realizadas ontem (22) em mais de 90 municípios do país que reuniram milhares de pessoas, especialmente ligadas ao setor produtivo - empresários e entidades contrários à medida.

Entidades do setor produtivo como a Confederação Rural Agrícola e a Sociedade Rural Argentina defendem a proposta que um esquema cooperativo passe a administrar a empresa. Eles defendem que a proposta seja votada pelo Parlamento argentino, segundo o Clarín. O presidente Alberto Fernández disse, em uma entrevista ao Clarín, que se há uma alternativa para a estatização da empresa, ele está disposto a escutá-la.

Ao La Nación, representantes de entidades dizem que Fernández está confundindo poder Executivo com Judiciário ao querer se apropriar da empresa privada. Eles também pede uma maior abertura do governo ao diálogo com o agronegócio. O receio dos produtores é que a apropriação da empresa dê início a uma série de estatizações - assim como foi observado no governo de Cristina Kirchner.

Em 9 de junho, o governo argentino, por decreto, anunciou a intervenção na companhia Vicentín por 60 dias. Segundo a Casa Rosada, o objetivo é evitar a falência, mas o fato foi considerado como inconstitucional pela oposição. Fernández ainda pretende enviar projeto de lei para o Congresso visando declarar a exportadora como empresa de interesse nacional e estatizá-la em caráter definitivo. A intenção assustou líderes agrícolas da Argentina, que têm convocado protestos para evitar uma suposta escalada intervencionista no país.
 
Estadão Conteúdo
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet