Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
19:32:03
informe o texto

Notícias / Política

23/06/2020 às 08:20

Investigado, secretário de Educação é afastado por suspeita de desvio de dinheiro

Alex Vieira Passos foi alvo de operação na manhã desta terça-feira e é acusado de crimes que somam mais de 20 anos de prisão

Camilla Zeni

Investigado, secretário de Educação é afastado por suspeita de desvio de dinheiro

Foto: Reprodução

Alvo da Operação Overlap, deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira (23), o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, foi afastado das funções, por determinação judicial. A informação é da assessoria da Prefeitura, que garantiu que vai cumprir a decisão. 

Alex Passos foi surpreendido, por volta das 6h, com a Polícia Civil em seu condomínio. Lá os agentes buscaram documentos e informações que pudessem subsidiar as investigações.

O secretário é suspeito de ter cometido desvio de dinheiro público (peculato), lavagem de dinheiro e advocacia administrativa. Se comprovados os crimes, ele pode ser condenado a mais de 20 anos de prisão, conforme a Polícia Civil.

Além dele, também foi alvo da operação o ex-secretário de Educação, Rafael Cotrim. Em sua casa, em um condomínio de luxo no Jardim Itália, os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão. 

Segundo as investigações, por meio de contratos para conclusão de reforma em uma creche no bairro CPA 3, firmados em 2012 e 2017 na gestão de Cotrim, os secretários teriam superfaturado a construção em mais de 60%, recebendo indevidamente mais de R$ 872 mil. Não bastasse, descobriu-se que a empresa responsável pelo contrato seria ligada diretamente ao atual secretário de Educação, que era ordenador de despesas naquela época.

Agora os investigadores buscam localizar novos elementos que vinculem os suspeitos às empresas, bem como documentos que indiquem a prática de atos ilícitos antecedentes à lavagem de capitais, vez que restou identificado movimentação suspeita de R$ 1 milhão.

Saiba mais sobre a operação
Secretário de Educação é alvo de operação da Polícia Civil
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet