Cuiabá, quarta-feira, 12/08/2020
00:13:54
informe o texto

Notícias / Geral

23/06/2020 às 11:11

Estudo prevê risco de novo pico da covid-19 em Manaus até agosto

Estimativa aponta que Manaus pode alcançar o número de 200 mil casos simultâneos da doença, caso seja mantida a reabertura do comércio

Leiagora

Estudo prevê risco de novo pico da covid-19 em Manaus até agosto

Foto: Reprodução

Estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) alerta para o risco de um novo pico da contaminação pela covid-19 nos meses de julho ou agosto por causa, principalmente, da reabertura gradual do comércio em Manaus. A equipe trabalha com elaboração de um estudo completo que deverá ser divulgado nas próximas semanas.

De acordo com a estimativa, apenas a capital do Amazonas pode alcançar o número de 200 mil casos simultâneos da doença, caso seja mantida a reabertura. Ainda segundo os pesquisadores, a cidade poderá registrar mais 3 mil mortes causadas pela covid-19 com a redução do distanciamento social.

Professor do Departamento de Matemática da Ufam e integrante da equipe de pesquisadores que coordenou o estudo "Curva de Contaminação Covid-19 - Estado do Amazonas", Wilhelm Alexander Steinmetz, alerta para a gravidade da situação.

"Todo dia temos centenas de novos casos. O número de óbitos está bem acima do normal, com cerca de dez por dia. Isto é preocupante. Dez óbitos por dia causados por uma doença, em tempos normais, seria razão para grande alarme, mas as pessoas naturalizaram esta situação".

No domingo, 22, o Amazonas registrou mais 508 casos de covid-19, totalizando 63.410 relatos confirmados do novo coronavírus no Estado, segundo boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

O boletim informa ainda que foram confirmados mais sete óbitos pela doença, dos quais três ocorridos entre sábado e domingo, todos de pacientes que estavam internados em unidade de tratamento intensivo (UTI), e quatro que tiveram confirmação diagnóstica apenas no domingo, elevando para 2.657 o total de mortes.

Dos 63.410 casos confirmados no Amazonas até o domingo, 25.103 são de Manaus (39,59%) e 38.307 do interior do estado (60,41%).

Governo
A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) informou, por meio de nota, que o plano de retomada gradual de atividades econômicas em Manaus iniciado em 1.º de junho foi definido a partir da avaliação de indicadores epidemiológicos e de assistência, como ocupação de leitos e óbitos por covid, que, segundo a secretaria apresentam números decrescentes na capital do Estado.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet