Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
02:35:52
informe o texto

Notícias / Judiciário

23/06/2020 às 18:14

Governo aciona empresa Magnamed no STF para entrega de 50 respiradores

Governo estadual comprou e pagou por respiradores, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES)

Leiagora

Governo aciona empresa Magnamed no STF para entrega de 50 respiradores

Respirador

Foto: Governo de MT

O Governo de Mato Grosso acionará a empresa Magnamed Tecnologia Médica S.A para que faça a entrega imediata dos 50 respiradores adquiridos pelo Executivo Estadual há alguns meses. A liminar foi proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em audiência online realizada nessa segunda-feira (22).

Em decisão unânime, a União não poderá requisitar administrativamente ou proibir que a entrega seja feita diretamente pela empresa, conforme contrato. A medida foi concedida pelo ministro Luís Roberto Barroso. Os equipamentos serão utilizados para auxiliar no tratamento de pacientes infectados pela covid-19.

“O objeto ajuizado na ação federal era para definir isso – o Supremo deu provimento à tese do Estado e entendeu os argumentos. A empresa tem que ser acionada pelo Estado para entregar voluntariamente. Se não entregar, o Estado irá acionar judicialmente, além de sanções administrativas, como, por exemplo, a declaração de inidoneidade do fornecedor”, explicou o procurador-geral do Estado, Francisco Lopes.

O governo estadual comprou e pagou por 50 respiradores, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Contudo, quando o Estado já aguardava a entrega dos equipamentos, o governo federal fez uma requisição administrativa de todos os equipamentos produzidos pela empresa, que atingiu os aparelhos de Mato Grosso.

Por esse motivo, o Estado recorreu ao STF para que fosse garantido a entrega dos respiradores. Na primeira decisão judicial, do dia 1º de maio de 2020, o ministro determinou a entrega dos equipamentos, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

 
Com informações do Governo do Estado
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet