Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
03:24:37
informe o texto

Notícias / Política

24/06/2020 às 18:39

Secretário de Saúde descarta necessidade de quarentena em todo Mato Grosso

Pedido de lockdown coletivo foi feito pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, que não acha justo parar atividades apenas na Capital

Camilla Zeni

Secretário de Saúde descarta necessidade de quarentena em todo Mato Grosso

Foto: Assessoria

Não vai ser necessário que todos os 141 municípios de Mato Grosso entrarem em regime de quarentena obrigatória para combater a covid-19. A avaliação é do secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

A possibilidade de estender a quarentena para todo o território mato-grossense foi levantada pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), depois que a Justiça determinou a adoção da medida na Capital e em Várzea Grande, considerando o alto risco de contaminação da doença na região.

Emanuel se recusou a acatar a decisão de imediato e anunciou que deve recorrer na Justiça nesta quarta-feira (24). Para ele, se a Capital precisar passar por essa medida - a qual considera extrema - todos os municípios também precisam.

Nesta quarta-feira, em coletiva de imprensa, o secretário de Saúde de Mato Grosso reforçou que a situação enfrentada em Cuiabá não é a mesma que outros municípios do interior do Estado vivenciam. A capital, por exemplo, segundo atualização da SES de terça-feira (23), possui 2.914 casos de covid-19, enquanto em Campo Verde há 277 casos registrados.

Em a alusão a uma situação familiar, Gilberto questionou se, em uma família de cinco filhos na qual um deles fica doente, todos seriam medicados. Indo além, sugeriu ainda: “seria mais ou menos assim: ’eu só vou dar analgésico para o meu filho se o vizinho também der’ e não concordo”.

O secretário destacou que muitos prefeitos têm adotado as medidas necessárias, recomendadas pelo governo do Estado, para segurar o avanço da pandemia nas regiões. Dessa forma, determinar quarentena obrigatória em todo o Estado seria punir os bons gestores.

Atualmente, segundo o levantamento do governo, 127 dos 141 municípios de Mato Grosso já registraram casos de covid-19. Desses, 44 deles tem apenas 10 casos ou menos. Pouco mais de 60 deles não registraram casos fatais.

Leia também 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet