Cuiabá, quarta-feira, 15/07/2020
00:56:29
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

24/06/2020 às 11:16

Indea realiza ação de vigilância para proteção da fruticultura mato-grossense

O levantamento tem como objetivo evitar a mosca carambola, que pode destruir frutas e causar prejuízo de milhões de dólares ao País se não houver o devido controle.

Leiagora

Indea realiza ação de vigilância para proteção da fruticultura mato-grossense

Foto: Assessoria

A mosca da carambola (Bactrocera Carambolae) é uma das pragas mais destrutivas de frutos carnosos no mundo. Ela pode dizimar até 100% da produção em frutíferas como laranja doce, tangerinas, goiabas, mangas e caju, causando grande prejuízo ao fruto e impossibilitando a sua exportação.

Por isto, o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA- MT) faz o levantamento da detecção do inseto desde 2006. Estima-se que o potencial de perda anual para o Brasil em caso de disseminação seja de US$30,8 milhões no primeiro ano e de US$100 milhões no terceiro ano se não houver ação efetiva de controle. Por isto, em 2018 quando o Estado de Mato Grosso foi classificado como “alto risco” as inspeções foram intensificadas para garantir maior segurança na produção.

De acordo com os dados do Ministério da Agricultura, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, com cerca de 45 milhões de toneladas ao ano e quase um terço destinado ao mercado externo.

“O levantamento é feito por meio do monitoramento quinzenal de mais de cem armadilhas espalhadas nos principais pontos de entrada e circulação de pessoas em Mato Grosso. Os técnicos fazem a inspeção, troca da base colante e dos feromônios da armadilha e caso encontrem insetos suspeitos encaminham para análise laboratorial”, explica Renan Tomazele, diretor técnico do Indea-MT.

Até o momento não foi encontrado nenhum deste inseto no Estado e, apesar de Mato Grosso não ter grande representatividade na fruticultura nacional, o setor está em grande expansão, principalmente entre os produtores da agricultura familiar. Desta forma, o monitoramento é importante para evitar prejuízos no meio e evitar a disseminação aos demais Estados. 

 
Assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet