Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
23:18:45
informe o texto

Notícias / Geral

28/06/2020 às 17:22

UFMT oferta atendimento psicológico gratuito para profissionais de saúde

O acolhimento será realizado por psicólogos voluntários vinculados ao projeto, por meio de plataforma digital

Leiagora

UFMT oferta atendimento psicológico gratuito para profissionais de saúde

Foto: Agência Brasil

Um projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) oferta atendimento psicológico gratuito e online a profissionais da saúde e assistência social que atuam no enfrentamento à COVID-19. O acolhimento será realizado por psicólogos voluntários, por meio de plataforma digital.

O intuito é atender profissionais que trabalham em situações de vulnerabilidade, por exemplo, com baixos salários, pouco acesso a recursos e extensas escalas ou plantões.

“No atual contexto, de distanciamento social e alto risco de contágio, essas pessoas se expõem ainda mais para garantir que os cuidados possam ser prestados às vítimas do coronavírus”, explica a integrante do projeto e professora do Departamento de Psicologia, Maria Aparecida Campos.

O vínculo entre psicólogos e profissionais em busca de atendimento será feito via plataforma de videoconferência. A partir disso, o contato passa a ser direto, seguindo todos os princípios do Código de Ética do Psicólogo.

“A ação é necessária por reconhecer e legitimar o sofrimento psíquico de trabalhadores que se dedicam a cuidar das necessidades de milhares de pessoas impactadas pela pandemia. Oferecer-lhes acolhimento e escuta qualificada pode contribuir para a estabilização emocional na fase aguda e para a diminuição dos riscos de desenvolvimento de transtornos psicológicos a médio e longo prazo”, destaca a docente.

Profissionais interessados em receber o atendimento psicológico devem se cadastrar no site Rede de Apoio Psicológico, entrar na aba “Quero ser Atendido” e preencher o formulário com os dados necessários. O suporte será disponibilizado enquanto persistirem os agravamentos à saúde mental ocasionados pela pandemia.

O projeto é uma iniciativa de um grupo de cinco professores do Departamento de Psicologia da UFMT. Além disso, conta com cinco estudantes do último ano do curso, que auxiliam na organização do projeto, e 16 psicólogos voluntários.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet